Seleção: melhores temas para o Firefox 3.6

5 min de leitura
Imagem de: Seleção: melhores temas para o Firefox 3.6

Uma das maiores novidades do Mozilla Firefox 3.6, a nova versão do popular navegador, é a possibilidade de personalizar seu visual sem precisar instalar nenhum complemento.

Enquanto nas edições passadas era necessário adicionar o plugin Personas para modificar sua aparência, nesta nova atualização, o recurso já vem pré-instalado e pronto para ser usado.

Como a possibilidade de customização já existe há um bom tempo, o número de temas para o Firefox já é bem grande. O próprio site do Mozilla indica a existência de mais de 30 mil temas! Então, se você ficou a par dessa novidade somente agora, pode ser um pouco complicado decidir qual visual utilizar.

E é por isso que o portal Baixaki fez uma seleção de alguns temas para o navegador! É claro que são apenas sugestões, então pode ser que você não esteja de acordo com uma ou outra, afinal as pessoas têm preferências diferentes, mas vale a pena conferir.

Instalando TemasColocando roupa na raposa

Antes de adicionar um novo visual ao Firefox, é necessário saber como fazer isso, não é mesmo? O processo é bastante simples e você só precisa acessar a página do Personas.

Também é possível ir ao site através da janela de complementos. Para isso, selecione a opção “Complementos” e na aba “Temas”. Então é só clicar em “Mais Temas” e escolher. Nesta janela também é possível trocar o visual entre os temas já instalados.

Na página, basta selecionar a categoria desejada e visualizar os temas oferecidos. Caso tenha encontrado algum de seu interesse, mas não tem certeza se combina com sua Área de Trabalho, você pode testá-lo sem precisar instalar. Para isso, basta descansar o mouse sobre o visual em questão e ver a prévia no navegador.

Como colocar

Ok, você procurou bastante e decidiu qual colocar. Mas como fazer isso? Simples! Note que, ao posicionar o ponteiro do mouse sobre a miniatura, duas opções são exibidas. Basta selecionar a primeira, “Wear it” (Vista-a) e pronto!

E se preferir saber um pouco mais sobre a imagem, basta clicar em “Details” (Detalhes) para conferir a descrição, data em que foi adicionada e a quantidade de usuários que a utilizam.

A melhor roupa para cada ocasião

A divisão dos temas é feitas por categorias, o que facilita na hora de encontrar algo específico. Por isso que vamos selecionar o melhor de algumas seções para deixar a lista bastante diversificada.

Também levamos em conta os visuais que combinaram com a Barra de Tarefas do computador. Como o computador utilizado é um Windows Vista, pode ser que as sugestões não fiquem boas com a coloração padrão do Windows XP, por exemplo.

Abstratos – Abstract Splash

Tema Abstract  Splash

A grande dificuldade de escolher um tema abstrato é que esse tipo de imagem possui características bastante subjetivas. E não apenas de pessoa pra pessoa, mas entre o próprio indivíduo. Cada sentimento e sensação podem ser traduzidos por uma figura diferente.

E é por mesclar formas e cores bastante genéricas, mas ainda assim muito bonitas, que o “Abstract Splash” é eleito o melhor visual nesta categoria. Além disso, sua coloração combina bastante com o padrão do Windows Vista, o que deixa a tela inteira muito bonita.

Causas – Save the Bees Plz

Salvem as abelhas!

Eis uma categoria bastante polêmica, que reúna imagens de causas políticas, religiosas e sociais. E como cada pessoa possui uma opinião própria sobre esses assuntos, é que o “Save the Bees Plz” destaca-se.

Por mais que não seja um assunto presente no cotidiano dos brasileiros, a imagem utilizada para divulgar a campanha de combate à morte das abelhas é muito bonita e indicada principalmente para as meninas.

Fashion – Beach Bum

Estampa de praia

Quer deixar seu Firefox na moda? A categoria Fashion possui uma série de temas referentes ao assunto, seja com estampas famosas ou com imagens de grandes grifes.

Como estamos no verão, que tal deixar o seu navegador com cara de praia? O “Beach Bum” é um visual que remete ao litoral, com estampas utilizadas em biquínis e cangas.

Cinema e TV – Pulp Fiction Theme

Pulp Fiction

Outra categoria polêmica. Mas vamos deixar o hype de Avatar e Crepúsculo de lado e vamos olhar para os grandes clássicos. “Pulp Fiction Theme” é inspirado no filme homônimo, dirigido por Quentin Tarantino em 1994. O tema transforma seu Firefox em mais uma das vítimas dos personagens vividos por John Travolta e Samuel L. Jackson.

A estilística utilizada na imagem combina muito bem com o visual do Windows Vista. Isso sem contar o carisma dos personagens Jules e Vince, que viraram ícones do cinema mundial e ficam muito bem retratados no alto do navegador.

Firefox –  Mozilight

A melhor homenagem ao Mozilla

A categoria narcisista do Mozilla Firefox possui apenas imagens referentes ao navegador. E ninguém duvida que ele seja um dos melhores programas do gênero, então merece uma homenagem dos usuários, não é mesmo?

Entre diversos temas, o “Mozilight”é o que melhor combina as cores do browser com o visual do computador, sem ficar poluído. Isso sem contar os efeitos utilizados, que dão um charme todo especial.

Foxkeh – Susuki

A pequena mascote

Duas curiosidades sobre o Firefox: você sabia que o símbolo do navegador não é uma raposa, como o nome sugere (Fox é raposa em inglês), mas um panda-vermelho? E que além disso, ele tem um nome?

O Foxkeh, nome do mascote da Mozilla, é tão popular entre os usuários do navegador que possui uma categoria somente pra ele. E Susuki traz o pequeno animal para o seu navegador e deixa-o com as cores da empresa.

Música – Cassette

Lembra das fitas cassetes?

Esqueça Lady Gaga ou os Beatles. Cada pessoa possui um gosto musical, então priorizar um estilo ou um grupo seria injusto. Que tal reunir todos em um tema só? O Cassette transforma o seu Firefox em uma coleção de antigas fitas cassetes, todas coloridas e cheias de estilo.

Natureza – Two Little Birds

Olha o passarinho!

Para finalizar a lista, vamos conferir a categoria natureza. Entre as dezenas de imagens de paisagens e animais, a mais bonita retrata esses elementos de maneira cartunesca. “Two Little Birds” mostra dois simpáticos pássaros em cores simples, mas que dão ao navegador um clima de primavera.

Uma roupa para cada situação

O mais legal desse recurso do Mozilla Firefox 3.6 é a praticidade na hora de alterar os temas. Se você cansou do atual, basta ir ao site do Personas e escolher um novo. E se quiser retornar ao antigo, é tão simples quanto.

O que você achou das sugestões apresentadas? Qual outro tema você acha melhor? Opine através dos comentários e aproveite para dizer qual o visual utilizado em seu Firefox! Pode ser que ele esteja em uma possível lista 2.0!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.