Computex 2010: entretenimento 3D em casa

2 min de leitura
Imagem de: Computex 2010: entretenimento 3D em casa

A NVIDIA aproveitou a Computex 2010 — feira de tecnologia que acontece durante essa semana na cidade de Taipei, em Taiwan — para mostrar um conceito extremamente ambicioso: o 3D PC.

Jen-Hsun Huang, CEO da NVIDIA, afirmou em seu discurso durante a Computex que a NVIDIA está “definindo a indústria para obter a fidelidade visual dos filmes nos gráficos de computador. Este é o começo da revolução 3D PC”.

Então começou a apresentação de computadores, notebooks e câmeras com conteúdos 3D, principalmente jogos. “Acreditamos que jogos 3D serão o futuro. Esta é realmente uma nova edição da maneira que as pessoas jogam”, ressaltou Huang.

Afinal, o que são os computadores 3D?

O objetivo de um computador deste tipo é mudar a maneira de interagir com jogos, filmes fotografias, enfim, qualquer conteúdo multimídia. A NVIDIA já tinha o kit 3D Vision, com óculos especiais para jogos e filmes compatíveis, disponível no Brasil desde agosto de 2009. Agora, a tecnologia é distribuída de diferentes formas, incluindo desktops, notebooks e “all-in-one”.

Exibição durante a apresentação do 3D PC.
Imagem: NVIDIA

Todos eles incluem placa GeForce, um display do tipo Vision-Ready (que pode ser um monitor LCD, projetor ou até mesmo televisor), óculos especiais e leitor Blu-Ray de 2x, além do software tocador.

Diferentemente de placas gráficas comuns, a unidade de processamento gráfico do 3D PC renderiza e exibe duas imagens, uma para o olho esquerdo e outra para o direito. O monitor e os óculos especiais processam as imagens para que o cérebro do espectador a veja em 3D.

O 3D PC executa um jogo automaticamente em 3D caso ele seja certificado. Ajustes de profundidade são feitos em tempo real sem interromper o desafio. E quando for necessário voltar à exibição convencional em 2D, tudo é feito automaticamente e sem problemas de compatibilidade.

Exibição do 3D PC durante a Computex 2010.
Imagem: NVIDIA

A tecnologia suporta resoluções de 1680x1050 e 1920x1080 pixels, o que resulta em efeitos incríveis. No modo 3D, cada olho observa a imagem em resolução total e com a maior qualidade possível tanto para textos quanto para objetos. Não há nenhuma limitação quanto ao ângulo de observação. O espectador pode movimentar a cabeça tanto na horizontal quanto na vertical.

O site da NVIDIA já disponibiliza desktops e notebooks 3D, com preços a partir de US$ 1500, mas também é possível dar um upgrade no seu computador. Dependendo da configuração que você tem, a atualização pode custar apenas US$ 199. Basicamente, você precisa dos óculos, de um display de 120 Hz, placa de vídeo NVIDIA compatível e sistema Windows 7 ou Vista.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.