O estádio silencioso da Copa do Mundo 2010

1 min de leitura
Imagem de: O estádio silencioso da Copa do Mundo 2010

A Copa do Mundo 2010 na África do Sul se aproxima, os ânimos e a ansiedade para ver a bola rolar é quase incontrolável. Mas até que isso não aconteça nada melhor do que saber de detalhes curiosos desse grandioso evento.

O futebol não é novidade para ninguém, mas ser um esporte antigo não significa que não tenha inovações tecnológicas interessantes envolvidas em sua estrutura. Uma partida dessa modalidade é encarada como um espetáculo, a euforia e animação dos torcedores são enormes.

Os gritos de guerra, hinos e a vibração de um gol podem ser divertidos para quem está curtindo o jogo, mas e para os vizinhos? Será que é cômodo todo o barulho causado pelos incansáveis fãs?

Cape Town Stadium

Fonte: Cape Town Tourism

Pensando nisso, os responsáveis pela construção do Cape Town Stadium - um dos estádios que sediará as partidas de seleções como Portugal, Itália, França e uma das semifinais - uniram inovações na área de engenharia e design para proporcionar maior tranquilidade aos moradores da cidade.

O estádio tem capacidade para mais de 68 mil pessoas e consumiu aproximadamente US$ 66 milhões para ficar de pé. A grande novidade do Cape Town Stadium está no seu telhado, pois conta com 9.000 painéis de vidro reforçado (com 16 milímetros de espessura) e logo abaixo mais uma poderosa malha de teflon e fibra de vidro. Esta camada tecnológica faz com que o barulho emitido dentro do estádio não seja propagado em ampla escala para o exterior.

Cape Town Stadium

Fonte: Cape Town Tourism

Outro ponto positivo deste modelo é que ao mesmo tempo em que protege os torcedores e atletas do tempo instável da localidade (ventos fortes e chuvas são comuns a qualquer momento) ele não restringe a luminosidade do dia – um fator para a economia de energia.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.