Adeus aos recados invisíveis do Orkut

1 min de leitura
Imagem de: Adeus aos recados invisíveis do Orkut

Recentemente, o Orkut passou por mais uma reforma, desta vez voltada à forma de envio e visualização dos recados. Acontece que as mudanças não foram muito bem aceitas por todos os usuários e, depois de inúmeras reclamações, o recurso que selecionava o alcance dos recados foi excluído da comunidade.

Um grande mal-entendido

A privacidade dos recados sempre foi importante para os usuários do Orkut, no entanto, a única forma de se obter total sigilo era através do campo “Depoimentos”. Com a recente atualização, aparentemente qualquer recado enviado se tornaria público e seria exibido na página de todos seus amigos, similar ao modelo Twitter.

Logo do Orkut.

Acontece que o funcionamento não se deu bem assim. Ao enviar recados os usuários na verdade tinham a opção de escolher quais pessoas teriam acesso a ela. A opção “Todos” apenas vinha marcada como padrão. Os recados seriam assim muito mais flexíveis, podendo se tornar visíveis a todos, para um determinado grupo ou tão privados quanto os depoimentos definidos como “não aceite”.

Como fica?

Diversas comunidades foram criadas na tentativa de desfazer o recurso que, aparentemente, exterminava a privacidade dos recados. Tantas reclamações chegaram aos ouvidos atentos da Google, que voltou atrás nas atualizações e optou por uma transformação muito mais singela.

Os recados voltaram à sua forma tradicional (disponíveis apenas na caixa de quem os recebeu, mas visíveis a todos os amigos) e os usuários contam com o recurso “Conte para seus amigos!” destinado a enviar mensagens públicas. Já para enviar recados privados, continuamos a distorcer o campo destinado aos depoimentos.

As mensagens do Orkut jamais foram privadas para seus amigos, qualquer amigo seu pode entrar em sua página de recados antes de você e ficar sabendo de tudo o que se passa em sua vida. Parece que aí está a verdadeira graça da comunidade e o motivo para tantas reclamações: bisbilhotar os recados alheios não seria possível com a atualização.

A Google promete solucionar o impasse com a privacidade nas mensagens do Orkut, esperamos que desta vez sua funcionalidade seja compreensível a todos os usuários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.