Teclados touch: será que a moda pega?

1 min de leitura
Imagem de: Teclados touch: será que a moda pega?

Há alguns anos a moda do touchscreen – impulsionada pelo primeiro iPhone – encheu os olhos dos amantes por inovações tecnológicas. Frases como “espera aí, cadê os botões?” eram comuns entre usuários de todos os estilos e idades.

De lá para cá muitas inovações ocorreram dentro do universo touch e cada vez mais aparelhos –celulares, monitores – fazem uso da tecnologia. A mais nova aplicação nesse sentido promete ser o famoso teclado, ainda insubstituível em seus moldes atuais.

Vantagens e exemplos

A figura abaixo é do Tactus, o mais novo conceito em teclado sensível ao toque, ainda não disponibilizado para venda. Segundo os desenvolvedores, nele é possível alterar a configuração do dispositivo em modelos pré-definidos, tudo em questão de segundos.

O dinamismo e a facilidade em utilizar layouts especiais para aplicativos e jogos tornam a gama de possibilidades muito maior do que em teclado comum. De acordo com outras imagens, é possível utilizar recursos de vídeo e multimídia no periférico, o que o torna ainda mais divertido e inovador.

O designer Kong Fanwen também tem um projeto chamado de No-key Keyboard. Em um visual bastante semelhante aos teclados comuns, ele é feito de vidro de alta resistência e utiliza uma pequena câmera para captar o posicionamento dos dedos do usuário e reconhecer os comandos.

Mais complicado do que parece

Embora muitos de nós não notemos, fazemos uso constante do tato para localizar nossos dedos sobre o teclado. Dessa forma podemos digitar facilmente sem olhar para as teclas a todo instante. Digitar em uma superfície totalmente lisa torna essa tarefa bem mais complexa, como muitos usuários de celulares e até mesmo do iPad já comprovaram.

Teclado no iPad.

A Apple já patenteou algumas tecnologias capazes de criar vincos e pequenas elevações em uma superfície plana, o que resolveria boa parte dos problemas citados. Por enquanto nada foi criado a respeito e esse tipo de inovação provavelmente demoraria um bom tempo para ser aperfeiçoada.

Outro fator limitante na expansão dos teclados sensíveis ao toque será seu preço. Por 20 reais compramos um teclado que dá conta do recado na maioria das lojas de eletrônicos e até hoje sobrevivemos com o modelo atual. Como aconteceu nos celulares, a moda touch demorou algum tempo para pegar, mas hoje encontramos modelos bem mais acessíveis com essa tecnologia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.