Você já pensou em pegar uma carona em um túnel que anda?

4 min de leitura
Imagem de: Você já pensou em pegar uma carona em um túnel que anda?

Na tentativa de encontrar uma solução para o caos em que se tornou o trânsito nas grandes cidades, a empresa chinesa Huashi Future Parking Equipment apresentou ao mundo o conceito de um ônibus que prometer minimizar problemas de congestionamento em horários de pico.

Trata-se de um gigantesco veículo de transporte coletivo que permite que carros menores passem por baixo enquanto se movimenta, quase como uma espécie de túnel móvel. Com isso, a companhia asiática espera diminuir as filas nas ruas e oferecer aos usuários do sistema de ônibus uma viagem rápida e confortável.

Túnel que anda ou metrô voador?

O “túnel móvel” inova e empolga exatamente por usar um espaço urbano até então inútil como forma de diminuir os congestionamentos nas grandes cidades. Como é praticamente impossível ampliar as ruas para acomodar mais carros, assim como é caro construir uma malha viária para metrôs, o projeto faz uso das áreas verticais das estradas.

Ônibus ou túnel?

Fonte: China Hush

Com cerca de 6 metros de altura e um espaço vazado em sua base, o ônibus-conceito permite que outros veículos de até 2 metros passem por dentro dele. Grosso modo, seria como um tipo de metrô de superfície, mas suspenso. Isso faz com que ele simplesmente não interfira com o trânsito, já que ele estará passando por cima de tudo isso.

Pode parecer estranho e até mesmo bizarro, mas é uma ideia que realmente faz sentido. Quantas vezes você não desejou que aquele ônibus parado à sua frente desaparecesse para que você pudesse passar? Pois agora você pode, já que o coletivo ficou apenas um pouco mais alto.

Para que isso aconteça, o túnel móvel utiliza um sistema de trilhos que acompanha as ruas paralelamente. Com isso ele não atrapalha o tráfego dos demais carros e pode transitar com mais liberdade, podendo chegar até 40 quilômetros por hora.

Evitando acidentes

Porém, como fazer para evitar que motoristas se aproximem demais das “paredes” do “ônibus-túnel”? Para impedir que qualquer acidente de percurso aconteça, a empresa que desenvolveu o projeto propõe a instalação de sensores que captam a aproximação indevida de qualquer veículo. Quando isso acontece, um alerta é emitido pedindo para que se afaste.

Além disso, existem barras de segurança por todo o trecho que o ônibus-conceito percorre, mantendo os demais automóveis a uma distância segura das pareces do túnel. Essas traves também funcionam como uma barreira para veículos que ultrapassem a altura máxima, os quais também são avisados por um painel traseiro ativado por um sensor de distância.

Comodidade para os passageiros

O que você acharia de fazer uma viagem a uma distância de aproximadamente 4 metros do chão? Pois é exatamente isso que o projeto propõe, já que para permitir que os carros passem por baixo dele, é preciso levar os passageiros às alturas.

O funcionamento de embarque e desembarque é bastante parecido com o que já acontece com os sistemas de metrô, em que as pessoas esperam em determinados terminais até a chegada do veículo. A diferença está na localização desses pontos, já que em vez de descer, a pessoa tem de subir na plataforma de embarque.

O interior do ônibus-conceito também é semelhante ao padrão já utilizado no transporte coletivo atual, com assentos laterais para a comodidade de um maior número de passageiros. Contudo, a diferença está na quantidade de gente, já que o projeto visa acomodar cerca de 300 pessoas por vagão, ou 1200 em todo o veículo.

Transporte verde

Além das questões de trânsito, outra grande questão que preocupa urbanistas e ambientalistas é a emissão de poluentes na atmosfera. Pois o projeto de túnel-móvel também está atento a isso.

Maquete do conceito

Fonte: China News

O ônibus utiliza energia totalmente limpa para se locomover. Da mesma forma que alguns trens já fazem, o novo conceito também utiliza eletricidade para realizar suas viagens. Além disso, todos os postes presentes no trajeto do veículo são equipados com painéis de energia solar, o que toda tudo ainda mais ecologicamente correto.

Porém, a economia não se trata apenas de combustível, mas atinge também um nível econômico e influencia diretamente o próprio desenvolvimento das cidades que adotarem esse novo sistema de transporte público.

Segundo a empresa que desenvolveu o conceito, a realização do projeto é 10% mais barata do que a criação de novas linhas de metrô, já que não é preciso nenhuma obra grandiosa na estrutura da cidade. Isso faz com que os gastos sejam diminuídos, além de diminuir ainda mais possíveis complicações de trânsito.

Saindo do papel

Ao contrário da maioria dos conceitos já apresentada, o ônibus-túnel está prestes a sair do papel e a virar realidade. Estima-se que até o final de 2010, cerca de 40 quilômetros de vias adaptadas sejam criadas em Pequim, na China.

Segundo informações divulgadas, esse trecho seria apenas um pequeno pedaço de um projeto que visa construir um trajeto de 186 quilômetros para o novo veículo. Por outro lado, não há nenhuma menção em relação à utilização de um sistema semelhante em outros países.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.