Compra de Slide e Jambool sugere que Google Me está chegando

2 min de leitura
Imagem de: Compra de Slide e Jambool sugere que Google Me está chegando

Após concluir a compra da desenvolvedora de games sociais Slide, novos rumores sugerem que a Google estaria finalizando a compra da Jambool, empresa responsável pelo pagamento de bens virtuais online. Apesar de ainda não haver nenhuma confirmação oficial, os boatos reforçam que a gigante das buscas estaria prestes a lançar o GoogleMe, sua própria rede social.

A nova ideia da Google chamou a atenção dos especialistas no mês de junho, quando Kevin Rose, CEO da Digg, afirmou no Twitter que a empresa estaria se preparando para concorrer com o Facebook. A mensagem foi apagada por Rose no mesmo dia.

Google ampliando horizontes

Na última semana a Google confirmou a aquisição da desenvolvedora de aplicativos online Slide. O valor pago ficou em torno de US$ 182 milhões. A empresa recém-adquirida é responsável pela criação de aplicativos como o Super Poke!, Slideshow e Top Friends para redes sociais como Orkut, Facebook e MySpace.

Depois da confirmação, a empresa de Larry Page e Sergey Brin anunciou em seu blog oficial que deve investir pesado na Slide para que os seus aplicativos ofereçam ainda mais integração social. Hoje pela manhã, surgiu a informação das negociações com a empresa Jambool, por um valor próximo a US$ 70 milhões.

Fundada em 2006, a empresa foi criada por Vikas Gupta e Reza Hussein, dois ex-funcionários da Amazon, e tem como principal atrativo um serviço chamado Social Gold, que permite transações financeiras online em jogos e aplicativos sociais.

Social Gold, principal serviço da Jambool

Essas duas gigantes do mundo dos games não são as únicas a terem seus nomes citados junto ao da Google nos últimos dias. No mês de julho, o Wall Street Journal, uma das mais importantes publicações financeiras do planeta, relatou que a Google estaria em negociação com diversas empresas do setor, como Playdom, Zynga e Playfish.

O futuro do Google Me

Orkut, como fica?Ainda não se sabe ao certo quais são os rumos que a Google vai tomar com a criação de sua rede social. No entanto, a aposta nos jogos sociais representa uma ameaça para uma de suas primeiras criações, o Orkut. Limitado em âmbito mundial para concorrer com o Facebook, é possível que a rede social mais popular no país seja deixada do lado ou ainda integrada ao Google Me.

É difícil prever se a aposta em jogos online será o suficiente para fazer com que alguma outra rede supere o Facebook em número de usuários. No entanto, é inegável que aplicativos como FarmVille e Mafia Wars sejam alguns dos maiores responsáveis pelo sucesso e pela manutenção de um número considerável de adeptos. Somente o FarmVille, por exemplo, possui mais de 80 milhões de jogadores.

Apenas games?

Outra hipótese levantada na mídia é que o Google Me poderia ser, na verdade, apenas uma plataforma para jogos online, integrada a outras redes sociais. Pelo menos essa foi a interpretação de alguns especialistas sobre a respeito de uma declaração de Eric Schmidt, executivo-chefe da empresa. Questionado sobre a criação de uma nova rede social ele afirmou que “não há necessidade de dois Facebooks no mundo”.

Fonte de renda em razão do grande número de transações online, é possível ainda que a aposta da Google não resida em número de usuários, mas em quantidade de faturamento. Afinal, ao criar uma nova plataforma, muitos dos usuários do Facebook migrariam para o novo serviço, diminuindo a rentabilidade do seu maior rival.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.