Prepare-se para a próxima geração de cartões de crédito

1 min de leitura
Imagem de: Prepare-se para a próxima geração de cartões de crédito

Novo cartão do CitiBank.

Fonte da Imagem: Business Wire

Os sistemas de pagamento sem dinheiro evoluíram muito desde a criação do cheque. Cartões de Crédito e Débito facilitam a vida dos usuários do sistema bancário, mas não receberam muitas melhorias nos últimos anos além da inserção de chips de identificação nas tarjetas.

O novo modelo desenvolvido pelo Citibank pretende implementar, entre outras funcionalidades, a alteração do sistema de pagamento com botões no cartão. O chamado Cartão 2.0, ou Cartão 2G viria com um display de LED e tecnologia para criptografia das informações. O usuário poderia utilizar diversas contas em um único cartão, com a alteração da conta debitada sendo feita pelos botões já mencionados.

Reprodução dos novos cartões do CitiBank.

Fonte da Imagem: My Bank Tracker

A empresa responsável pelo desenvolvimento, a Dynamics Inc., está trabalhando também para outras instituições bancárias com outros sistemas, como um que permite o ocultamento do número do cartão, que aparece apenas se o usuário digitar um número PIN diretamente no sistema.

Para o CEO da Dynamics Inc., Jeff Mullen, “nós estamos tentando ser o braço inovador de uma indústria que nunca teve um antes”. A previsão de lançamento do novo sistema no Citibank é para o início de 2011.

Novo cartão apresentado no institucional do CityBank.

Da forma como está sendo utilizado, o Cartão 2G poderia ser desativado remotamente, sobrescrevendo as informações da conta por dados randômicos e tornando o cartão inútil no caso de furto.

Desta forma, o Citibank pretende reduzir seus custos com cartões extraviados, já que uma lei federal nos Estados Unidos protege usuários que tem seus cartões roubados, isentando-os de arcar com os custos de compras executadas ilegalmente em suas contas.

O sistema desenvolvido para o Citibank deve substituir o atual, no qual o chip ou tarja magnética contem todas as informações relacionadas à conta do usuário, e utiliza as mesmas características de tamanho e flexibilidade dos cartões atuais. Apesar de funcionarem com baterias embutidas, o cartão deve ter uma vida útil de aproximadamente quatro anos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.