Robô humanoide imita quase com naturalidade expressões faciais

1 min de leitura
Imagem de: Robô humanoide imita quase com naturalidade expressões faciais

Novo robô japonês reproduz expressões faciais.

Fonte da imagem: YouTube

Há cerca de um ano atrás, mostramos para você a cobertura da Robotec Fair 2009, em Curitiba, na qual uma das principais atrações era a Actroid DER, uma robô humanoide desenvolvida pela empresa Kokoro, do grupo Sanrio (clique aqui para ver o artigo). A "máquina" era capaz de simular a fala e a postura de um ser humano e simplesmente encantou a todos devido ao seu imenso realismo.

Depois de vários outros experimentos, a empresa visa melhorar ainda mais as expressões faciais. Por isso, está desenvolvendo agora a Actroid-F, um protótipo humanoide capaz de reproduzir o que outra pessoa fizer com seu rosto. Veja o vídeo abaixo:

Assim, a partir de uma câmera, as expressões do "operador" são passadas para o robô que as reproduz da melhor maneira possível. Não se trata de algo 100% natural ainda, pois são movimentos visivelmente mecânicos. Entretanto, é possível notar nitidamente os avanços que foram obtidos.

O robô foi inspirado nas enfermeiras japonesas e é justamente essa a intenção: o Actroid-F deve observar os pacientes.

Se algo estiver errado (como tentativas de eutanásia ou instabilidades por parte dos pacientes), o robô serve como um "instrumento" extra de alerta nos hospitais. Entretanto, será que os pacientes não achariam assustadora uma enfermeira igual a essa sentada ao lado durante uma recuperação?

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.