Logo A Dark Room Ícone

A Dark Room

Pago
21.29 MB
Funciona em: iPhone
iPhone/iPod Touch/iPad
Adicionado em : 22/01/2015 Amirali Rajan

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Marina Val
Uma mistura de MUD com Cookie Clicker com uma história envolvente

A Dark Room é um jogo de administração de recursos com uma interface minimalista e que traz uma história de mistério. O game começa com uma tela preta e uma descrição de uma sala escura, fria, vazia, e sua visão está um pouco embaçada, como a de alguém que acaba de acordar.

A única opção nesse momento é uma barra azul que indica que o personagem do jogo vai acender uma fogueira, e, ao fazer isso, a tela vai clareando aos poucos e mostra mais opções para ele. Primeiro, apenas coletar madeira, depois construir um carrinho de mão ou armadilhas que podem fornecer carne e pele de animais para construir cada vez mais coisas.

Conforme o tempo passa e mais cabanas são construídas, mais pessoas vão se juntando à pequena vila, e aparecem mais opções de construção, coleta ou modificação de materiais e, depois de expandir o povoado o suficiente, explorar a floresta.

 imagem do jogo imagem do jogo

Aleatoriedades

Pequenas notificações indicam eventos de que você pode ou não participar. O resultado é aleatório, então existe chance não acontecer nada, ou de ser uma coisa boa e dar muitos materiais, mas há um risco de custar a vida de alguns moradores da vila no processo.

Construir e explorar

Todos os materiais que você coleta servem para construir coisas para trazer progresso para a pequena vila. Quanto mais construções, mais eficiente fica a coleta ou mais opções surgem para comprar ou fazer equipamentos para futuramente explorar a floresta.

Depois de conseguir os equipamentos certos (bússola, cantil, arma e armadura), aparece uma opção para explorar a floresta e descobrir novos equipamentos que podem ser comprados no mercador.

Nossa Opinião sobre o A Dark Room

A Dark Room é um jogo com interface minimalista, mas que traz mistérios, dilemas morais e uma história extremamente envolvente. É preciso prestar atenção em cada notificação que aparece na tela, pois mesmo a morte de um explorador qualquer será notada pelos moradores da vila.

Apesar de não ter gráficos nem som para mostrar o que está se passando na cidade e tudo o que acontece ser comunicado apenas por texto, esse provavelmente é um dos jogos mais viciantes do iPhone. É difícil largar o celular e fazer qualquer coisa que não seja cuidar da vila e das pessoas que nela moram.

Os eventos aleatórios são interessantes para manter o jogador focado e trazer elementos de história para não deixar o jogo com estilo Cookie Clicker e apenas consumir a bateria do iPhone.

Homenagem ao MUD

A opção de exploração da floresta envolve escolher equipamentos e suprimentos e partir em uma jornada rumo ao desconhecido. A arte do mapa é totalmente em ASCII (apenas letras representando cada elemento do mapa e uma “@” que representa o seu aventureiro) e descrição dos combates em texto, prestando uma bela homenagem ao MUD, o jogo de RPG multiplayer online baseado em texto que era popular na década de 80.

A maior mudança em relação ao MUD foi trocar comandos que eram digitados por botões na tela e barrinhas azuis que indicam que a habilidade já pode ser utilizada novamente.

Sentimentos

Os personagens, que deveriam ser apenas um número correspondente aos moradores da vila, demonstram sentimentos e reagem de acordo com as coisas que acontecem durante a construção de novas coisas na cidade, exploração da floresta ou eventos aleatórios. E transmitir emoções em um jogo sem apelar para gráficos ou som é bem impressionante.

O jogo é simples e pode parecer um pouco bobo no começo, mas administrar os recursos e as pessoas se torna cada vez mais viciante. Ele foi pensado inicialmente para browser, mas seus criadores mudaram de ideia no meio do caminho e decidiram lançar na App Store. Uma decisão muito acertada, pois quem começa a jogar provavelmente vai querer levar o jogo para onde for.

Prós & Contras

Prós

  • Extremamente viciante
  • História envolvente

Contras

  • Apenas em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o A Dark Room

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação