Logo Cidadão Online Ícone

Cidadão Online

Versão 1.0 Grátis
2.6 MB
Funciona em: iPhone
iPhone/iPod Touch/iPad
Adicionado em : 25/06/2014 4R Sistemas
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1 Avaliação
  • Foto de Rogério Camargo
    Rogério Camargo 3 de setembro de 2014 - 14:07
    10
    Nota Excelente!
    A nova versão trás todas as prefeituras. A interface visual e a usabilidade melhoraram. Achei legal a pesquisa de satisfação e o acompanhamento do andamento da solicitação através das mensagens de atendimento respondidas pela prefeitura, além do envio de notificação a cada nova ação.

Descrição

Wilson Junior
Denuncie irregularidades na sua cidade e acompanhe o trabalho da sua prefeitura

Todo mundo sabe que nem sempre é fácil alertar as autoridades locais quando você encontra algum problema na sua cidade.

Analisando pelos métodos tradicionais, é um tanto complicado contatar uma prefeitura para pedir auxílio em relação a buracos na rua, reparos na iluminação pública, bueiros entupidos e outras questões que envolvem o bem-estar de toda a comunidade.

E foi pensando nisso que a 4R Sistemas resolveu desenvolver o Cidadão Online, um serviço cujo objetivo é conectar os munícipes com as devidas personalidades políticas de sua cidade. Ele funciona de uma maneira simples: a prefeitura interessada em usar a solução cadastra-se no programa e os cidadãos enviam reclamações sobre problemas de interesse público através de um aplicativo instalado em seu dispositivo móvel (smartphone ou tablet).

Cidadão Online - Imagem 1 do software

Exija seus direitos

Desenvolvido para ser o mais prático e intuito possível, tudo o que você precisa fazer para usar o Cidadão Online é efetuar um rápido cadastro na primeira vez que executá-lo. Nessa ocasião, é necessário informar seu nome completo, endereço de email válido, cidade onde mora e número de telefone (fixo ou celular). Com o registro concluído, você já pode enviar solicitações diversas para a sua prefeitura, pedindo que eles tomem providência em relação a algum problema que você presenciou.

É possível denunciar uma série de irregularidades na sua comunidade: faróis de trânsito defeituosos, iluminação pública ineficiente, buracos nas vias, vistoria em possíveis focos de dengue, fiscalização de comércios que praticam sonegação fiscal, remoção de entulhos e assim por diante. Cada notificação gera um protocolo cujo andamento pode ser acompanhado diretamente através do aplicativo.

Nossa Opinião sobre o Cidadão Online

O Cidadão Online é uma ferramenta que traz um conceito interessante, mas que infelizmente ainda precisa evoluir bastante até que se torna um app de qualidade. Sua interface, embora seja simples, não é muito caprichada e parece ter sido projetada às pressas.

O programa também se mostrou bastante instável durante os nossos testes, parando de responder aos nossos comandos e omitindo alguns campos de informações (em certo momento, não conseguimos selecionar nossa cidade no formulário de cadastro).

Além disso, são pouquíssimas as prefeituras que já estão participando do serviço. Em São Paulo, por exemplo, apenas cidades pequenas (como Porto Feliz) já estão registradas no programa. Sendo assim, sua eficácia se limita aos cidadãos dessas localidades; não pense que você vai conseguir fazer uso do aplicativo em grandes centros urbanos como Curitiba e a capital paulista.

Em suma, o Cidadão Online é uma ideia interessante e que pode dar certo no futuro, caso seu aplicativo seja polido e mais prefeituras se registrem no programa. Apenas baixe a título de curiosidade.

Prós & Contras

Prós

  • Muito intuitivo e fácil de usar
  • Completamente gratuito e compatível com praticamente qualquer dispositivo

Contras

  • Poucas prefeituras cadastradas no serviço
  • Interface pouco caprichada
  • Aplicativo ficou instável em alguns momentos de nossos testes

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Cidadão Online

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação