Logo Codecademy: Hour of Code Ícone

Codecademy: Hour of Code

Grátis
7.52 MB
Funciona em: iPhone
iPhone/iPod Touch/iPad
Adicionado em : 15/07/2014 Codecademy
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ricardo Costa
Inicie no mundo da programação com um curso interativo de qualidade

O Codecademy: Hour of Code é um app muito interessante para quem deseja aprender a programar e não tem tempo ou recursos financeiros para um curso. Com ele, você visualiza na prática alguns conceitos básicos de programação desde a primeira lição. A ideia é ensinar apenas com aulas práticas, fazendo o aluno entrar em contato com o código já no começo e ver como ele funciona.

A principal vantagem do aplicativo é que você não precisa de conhecimentos avançados para rodar o código dos exercícios. Tudo é feito diretamente na tela de maneira dinâmica, que dispõe de console de execução e o recurso de auto completar.

O curso inclui uma introdução, fala sobre tipos de dados, variáveis, comparações, HTML5 e websites. Para iniciar o processo de aprendizagem, é só selecionar um módulo e depois tocar no botão “Resume”. As instruções de cada exercício são exibidas no canto superior da janela, bem como algumas explicações a sobre os recursos que estão sendo ensinados em cada lição.

Codecademy: Hour of Code - Imagem 1 do software  Codecademy: Hour of Code - Imagem 2 do software

Ao executar os exercícios corretamente, uma mensagem de sucesso é mostrada logo abaixo do editor e traz junto o link para a tarefa seguinte. Essa é uma maneira de fazer com que você só avance para as etapas mais difíceis depois de completar o que foi proposto nas atividades anteriores.

In português?

Um dos problemas do Codecademy: Hour of Code é que ele possui tradução parcial. Ou seja, algumas opções podem ser encontradas em português, como as mensagens do console e os botões da interface, mas a maioria das instruções e enunciados de exercícios está em inglês.

Quem não domina muito bem o idioma estrangeiro pode sentir dificuldade na hora de interpretar as explicações exibidas e o que está sendo proposto nas atividades. Porém, se você deseja programar, em qualquer linguagem que for, é bom ir se acostumando com a língua estrangeira.

Codecademy: Hour of Code - Imagem 3 do software  Codecademy: Hour of Code - Imagem 4 do software

Nossa Opinião sobre o Codecademy: Hour of Code

A proposta do Codecademy: Hour of Code é realmente muito interessante para as pessoas que querem iniciar no mundo da programação botando as mãos na massa em tecnologias modernas e populares, como o Javascript e a linguagem de marcação HTML.

Dois pontos merecem destaque no serviço. O primeiro deles é o fato de você poder acessar todos os recursos oferecidos gratuitamente. Em segundo lugar, todas as ferramentas podem ser utilizadas diretamente no app sem a necessidade de conhecimentos avançados, permitindo a visualização do conteúdo a partir de qualquer gadget com conexão à internet.

Introdução à programação

Durante o nosso teste, o serviço mostrou ser uma aplicação segura e estável, não apresentando qualquer erro de execução durante os testes feitos. Contudo, em um iPad, não é possível usar o gadget na posição horizontal, o que seria muito mais confortável na hora de digitar.

Apesar desse detalhe, o maior problema do Codecademy: Hour of Code é que apenas algumas ferramentas oferecidas estão traduzidas para o português. Boa parte das instruções e enunciados são exibidos em inglês, o que pode dificultar um pouco a compreensão do conteúdo por parte de quem não domina muito bem o idioma.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Módulos de qualidade
  • Exercícios intuitivos

Contras

  • Mistura inglês e português

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Codecademy: Hour of Code

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação