Logo Dicionário da Língua Portuguesa (Acordo Ortográfico) Ícone

Dicionário da Língua Portuguesa (Acordo Ortográfico)

Grátis
4.1 MB
Funciona em: iPhone
iPhone/iPod Touch/iPad
Adicionado em : 14/02/2011 Porto Editora
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Allan Valin Ribeiro da Fonseca
Tire instantaneamente suas dúvidas a respeito do Acordo Ortográfico neste app para iPhone e iPad

O Dicionário da Língua Portuguesa (Acordo Ortográfico) da Porto Editora é um app que roda em iPhone, iPad e iPod touch. Ele apresenta um largo índice de palavras em seu banco de dados, todas já corrigidas para ficarem conforme o Acordo Ortográfico. Ao todo são mais de 925 mil palavras pesquisáveis, todas contando com indicação de categoria gramatical, descrição, exemplos, etimologia e variantes regionais.

Depois que o Acordo Ortográfico foi estabelecido, muita gente arrancou seus cabelos de preocupação, não sabendo mais se estava escrevendo de acordo com as novas normas de grafia. Finalmente, após vários meses do lançamento de resumos das regras e novos dicionários, eis que surge um aplicativo gratuito para você tirar suas dúvidas lexicais.

Antes e depois

Informações pertinentes

Uma vez instalado o Dicionário da Língua Portuguesa (Acordo Ortográfico), é possível realizar pesquisas usando a função “Consultar”, verificar a “Palavra do dia”, acessar as “Opções” para desligar a função “Acordo Ortográfico” e visualizar uma lista de outras “Aplicações” da Porto Editora: dicionários de outras línguas.

Existe a possibilidade de desabilitar a função “Acordo Ortográfico”, porém isso não é uma boa ideia: sem ela, suas pesquisas não mostrarão resultados referentes à nova grafia, mas somente à velha. Por outro lado, deixando-a ativada, a busca exibe tanto palavras como “actual” e “paraquedas”.

Quando você acessa uma entrada do dicionário, encontra: classificação gramatical marcada em vermelho; definições enumeradas em forma de lista; área em que costuma ser usada em caixa alta e fonte marrom; contexto em azul; registro popular ou regional em itálico; exemplos de uso em laranja; e, origem etimológica entre parênteses, ao final da entrada.

Exemplos

Caso você esteja com dúvida se a palavra visualizada está com a grafia atual ou antiga, basta verificar as marcações “aAO”, “dAO" e “AO”, respectivamente: “antes do Acordo Ortográfico” (grafia anterior), “depois do Acordo Ortográfico” (nova maneira de escrever) e “Acordo Ortográfico” (palavras alteradas, mas que podem ser escritas da maneira antiga sem problemas). Além disso, caso haja “ACORDO ORTOGRÁFICO” na entrada, um breve texto com observações sobre ela é exibido.

Nossa Opinião sobre o Dicionário da Língua Portuguesa (Acordo Ortográfico)

O Dicionário da Língua Portuguesa (Acordo Ortográfico) da Porto Editora possui uma interface muito bem organizada e não gera grandes problemas para o usuário menos experiente, pois tudo está em português e basta usar a opção “Consultar” para conseguir realizar 90% das funcionalidades do aplicativo.

A quantidade de palavras disponível é enorme e cada entrada exibe as alterações realizadas durantes a reforma e apresenta comentários sobre a mudança. Além disso, há várias definições possíveis, origem etimológica, categoria gramatical e outras informações relevantes.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Interface intuitiva
  • Várias palavras para pesquisar

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Avaliações sobre o Dicionário da Língua Portuguesa (Acordo Ortográfico)

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação