Logo Guitar Pro Ícone

Guitar Pro

Grátis para testar
13.87 MB
Funciona em: iPhone
iPhone/iPad
Adicionado em : 16/02/2011 Arobas Music.
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Eduardo Godarth
Um dos melhores programas para aprender a tocar guitarra agora chega ao iPhone

O Guitar Pro é, sem dúvida, um dos programas mais populares voltado para o aprendizado de músicas sem esforço. É difícil encontrar uma banda cover em que pelo menos um dos integrantes não faça uso do programa para aprender as canções mais difíceis. A novidade agora é a versão para iPhone e iPad.

Ela possui consideravelmente menos recursos do que a versão para PC, mais notavelmente o que permite a edição e criação de partituras. Isso quer dizer que ele é exclusivamente voltado para a visualização e aprendizado de arquivos.

Um das possibilidades mais interessantes da versão para smartphone é a possibilidade de envio imediato de arquivos de um computador que esteja conectados à mesma rede WiFi, para o telefone, através de um endereço gerado instantaneamente. Dessa forma, você pode aproveitar todas as partituras que já usava antes.

Dicas de uso

Assim como na versão tradicional, você pode alternar entre os instrumentos, bem como entre os modos de notação (partitura, tablatura ou ambos). Também é possível silenciar os outros instrumentos para ouvir somente o desejado e baixar a velocidade da música para entender melhor o que está acontecendo.

Escolha a música e reproduza

Para começar, selecione um dos arquivos da sua lista. O programa traz alguns de exemplos para que você possa se familiarizar. Em seguida, passe o dedo sobre a tela e selecione o menu “Mix Table”, no canto inferior esquerdo. Nesse menu, selecione qual instrumento deve ser exibido e quais devem ser silenciados (tocando na letra “M”). Ainda é possível transpor o tom da música, medido em semitons.

Pressione “Done” e em seguida “Play”. Você verá a música sendo tocada no instrumento. Um braço de guitarra – ou baixo – é exibido na parte inferior para ajudar você a se localizar. Usando os recursos normais do iPhone, é possível avançar e retroceder na faixa.

Adicionando novas músicas

No menu principal clique em “Add”. Um endereço será exibido e você deverá digitá-lo na barra de endereços do seu navegador. Assim que os dispositivos se conectarem, uma lista com todas as partituras do seu iPhone será exibida no PC. Você pode baixá-las, clicando sobre o nome das desejadas.

Transferência direta

Para fazer o caminho contrário, ou seja, mover arquivos do PC para o smartphone, basta arrastá-los para o campo em que está escrito “Drag’n’Drop Your Files Here”. Espere até que a transferência seja concluída e pronto. Os formatos GP, GP3, GP4, GP5 e GPX são reconhecidos. Você ainda pode usar o navegador embutido no programa para visitar seus sites de tablaturas favoritos. Dessa forma você baixa diretamente deles, evitando o tráfego via PC.

Configurações

No menu de configurações há algumas opções que podem auxiliam a entender melhor as partituras. Você pode, por exemplo, ativar o contador regressivo, que ajuda a pegar o tempo antes que a música comece (“Countdown”). Também pode ativar o metrônomo, acentuação de notas, alternar entre os modos de notação, entre outras opções.

Configurações

Por fim, o menu “More” exibe informações adicionais, como músicas recentemente adicionadas, histórico de partituras ouvidas, informações sobre o software e novidades da empresa desenvolvedora do produto.

Nossa Opinião sobre o Guitar Pro

O Guitar Pro para iPhone seria tão bom quanto sua versão para PC, se não fosse por alguns problemas: ele não possui possibilidade de edição de partituras; não possui a RSE, ou “Realistic Sound Engine”, que faz com que os sons sejam mais realistas; apresenta problemas na reprodução de sons graves, como o baixo de boa parte das músicas; e a barra de rolagem das músicas é um tanto incerta.

Fora isso, ele apresenta todos os recursos que tornam o Guitar Pro tão popular, como possibilidade de visualização de vários instrumentos, de silenciamento de faixas que estejam atrapalhando, aplicação de metrônomo, acentuação de nota e vários outros. Um ótimo aplicativo para aqueles momentos em que você pensa “como será que se toca essa música?” e não está em casa para descobrir.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Guitar Pro

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação