Logo Guitarra Realística Ícone

Guitarra Realística

Pago
15.14 MB
Funciona em: iPhone
iPhone/iPod Touch/iPad
Adicionado em : 30/03/2012 Rubel Co
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Carlos Eduardo Ferreira
A distância mais curta entre você e um virtuose do violão

Guitarra Realística (Real Guitar) é provavelmente o caminho mais curto entre você e um astro da música pop. O simulador de violão conta com uma vasta biblioteca de acordes, os quais podem ser selecionados em uma lista que vai desde os acordes simples e double-stops até acordes diminutos, aumentados e com vários intervalos dissonantes.

Guitarra Realística - Imagem 1 do software

Para tocar, basta selecionar de antemão os acordes necessários para determinada música. Estes aparecerão ao lado das cordas do seu violão, bastando então clicar sobre os seus nomes. Entretanto, vale um lembrete: Guitarra Realística não simula o braço do violão (fretboard), de forma que apenas é possível tangenciar as cordas. Ademais, o App permite trocar o visual de seu violão (preto ou marrom).

Nossa Opinião sobre o Guitarra Realística

Não é de hoje que desenvolvedoras de pequeno e médio porte tentam levar para dentro das telas do iPhone e do iPad uma invenção humana tremendamente velha: o violão. Afinal, quem precisa de madeira quando se tem um amontoado de circuitos e uma superfície sensível capaz de transformar qualquer um em um virtuose em alguns poucos golpes do dedo?

Sarcasmos à parte, fato é que alguns simuladores chegam mesmo a fazer um bom trabalho, substituindo um bom violão ou uma guitarra em ocasiões específicas — e ocupando bem menos espaço, é verdade. De fato, há aplicativos mais e menos pretensiosos nesse ponto. Bem, Guitarra Realística certamente se inclui no segundo grupo.

Em primeiro lugar, porque o programa da Rubel Co nem sequer chega a simular o braço do violão. Em vez de experimentar contorcionismos com os dedos para executar acordes complexos, aqui você simplesmente vai escolhê-los em uma lista, a fim de tornar imediatamente disponíveis aqueles necessários para a “execução” de determinada música.

Dessa forma, na hora de tocar, você apenas precisará tocar na tela sobre o “nome” do acorde desejado. Apesar disso, os movimentos da mão direita aqui se aproxima consideravelmente daqueles que seriam executados em um instrumento real. Basta tocar a tela do seu gadget sobre as cordas para executar dedilhados ou ainda tangenciá-las todas de uma vez.

Entretanto, vale uma observação aqui em relação à precisão com que o aplicativo reconhece os seus movimentos. Basicamente, tangenciar com qualquer coisa que não seja o seu dedo cheio dificilmente será percebido pelo programa — algo que pode ter mais ligação como próprio aparelho do que com o software, justiça seja feita. Isso impossibilita consideravelmente os movimentos instintivos de alguém que já toque violão ou guitarra.

Mas com certeza seria impossível dizer algo de negativo sobre a sua lista de acordes aqui. Trata-se de algo realmente impressionante. Além dos acordes simples, com tríades e double-stops (em que há apenas duas notas soando simultaneamente), há ainda inúmeros acordes aumentados e diminutos, dissonantes etc.

Além disso, vários acordes são disponibilizados com variações de formato, com trocas dos graus que aparecem em cada corda do violão — alterando, por exemplo, as posições de tônica, terça, quinta e sétima (embora mantendo o mesmo acorde).

Enfim, é pouco provável que você vá realmente aprender algo de violão ou guitarra em Guitarra Realística. Na verdade, a simplicidade do aplicativo sugere um “brinquedo” divertido para reuniões sociais — do tipo “olha só o que eu comprei por 99 centavos de dólar na App Store!”. Caso queira algo mais... Bem, sempre há a boa e velha madeira com cordas, certo?

Prós & Contras

Prós

  • Uma vasta biblioteca de acordes
  • Fácil de usar e configurar

Contras

  • Baixa sensibilidade para dedilhados
  • Não é possível utilizar o braço do violão para fraseados

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Guitarra Realística

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação