Logo Mudamos+ Ícone

Mudamos+

Grátis
42.9 MB
Funciona em: iPhone
iPhone/iPod Touch/iPad
Adicionado em : 10/07/2018 Instituto de Tecnologia e Sociedade
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Eduardo Riachi Casagrande
Agora ficou mais fácil! Crie e/ou assine projetos de lei de iniciativa popular

O aplicativo Mudamos+ foi premiado no Desafio Google de Impacto Social, e permite que seus usuários assinem projetos de lei de iniciativa popular de forma eletrônica, tendo sua privacidade, autenticidade e transparência garantidas com a segurança da tecnologia "blockchain".

Os Projetos de lei de iniciativa popular estão previstos na Constituição brasileira de 1988, mas até hoje no Brasil, nenhum projeto foi efetivamente tramitado como tal. Há grande dificuldade de coletar e verificar as assinaturas em papel, fazendo com que fosse necessário que um parlamentar o adotasse e apresentasse como seu. A mobilização para a obtenção das assinaturas necessárias também se tornou um desafio devido à logística e custo.

Mudamos+ é uma iniciativa que visa mudar isso. Para participar é preciso fazer um cadastro passando informações como o nome completo, data de nascimento, CEP, CPF e título eleitoral. Os dados são exigidos para que tenham validade legal.

Na tela inicial do Mudamos+, o usuário pode visualizar diversos projetos e algumas informações. Para assinar ou ver o texto na integra, deve-se selecionar a opção “mais detalhes”. No canto superior esquerdo há um ícone do menu, onde pode-se fazer o login, mudar a senha, obter informações sobre o aplicativo e, também, criar um projeto de Lei. Para isso é necessário seguir alguns passos, como propor um nome, escrever o texto, especificar a esfera (municipal, estadual e nacional) a que se aplicaria a lei e enviar um vídeo explicando a proposta.

Mudamos+ - Imagem 1 do software  Mudamos+ - Imagem 2 do software

Nossa Opinião sobre o Mudamos+

Mudamos+ é um aplicativo que visa facilitar o processo de criação de projetos de lei e na obtenção e validação das assinaturas, previstos na Constituição brasileira de 1988.

O aplicativo possui um design simples e moderno de fácil navegação. Logo após instalar já é possível visualizar os projetos e conferir os textos na integra, enquanto para assinar é preciso preencher um cadastro com CPF e título de eleitor para ter validade legal. O usuário tem sua privacidade, autenticidade e transparência garantidas com a segurança da tecnologia “blockchain”.

Uma melhoria a ser feita é a adição de um sistema de busca, para filtrar por assunto e/ou esferas a que se aplicariam os projetos de lei que aparecem para os usuários. Além disso, é preciso divulgar os resultados obtidos através do aplicativo, para avaliar se este é ou não funcional. Outro ponto negativo é a necessidade de acessar o site para deletar a conta.

O Mudamos+ é uma boa iniciativa da Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), que teoricamente amplia a participação popular.

Prós & Contras

Prós

  • Design simples e modernos
  • Fácil navegação

Contras

  • Falta um sistema de busca
  • Precisa acessar o site para se desassociar

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Mudamos+

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação