Logo Pixel Ícone

Pixel

Grátis
92.09 MB
Funciona em: iPhone
iPhone/iPod Touch/iPad
Adicionado em : 27/09/2017 Robot Playtime
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Caio de Carvalho
Um simpático app que ensina conceitos de robótica para crianças

Muitos "gurus" da tecnologia acreditam que daqui alguns anos os robôs irão ocupar os empregos de pessoas de carne e osso. Talvez seja por isso que muitas escolas, mestres e instituições têm ensinado desde cedo sobre como a robótica é cada vez mais presente no nosso dia a dia.

Para tornar esse aprendizado mais acessível, especialmente nas crianças, foi lançado recentemente o Pixel, um aplicativo para Android que mostra aos usuários mirins alguns conceitos desse braço da tecnologia. Tudo através da tela dos tablets ou smartphones.

O Pixel em si é apenas um rosto interativo no display do aparelho. Já o funcionamento da face é realizado nas configurações do serviço, em que é possível programar como será a personalidade do robô. Isso graças a linhas de código, que por sua vez são executadas através de um algoritmo baseado em inteligência artificial.

 

Pixel - Imagem 1 do software

Nossa Opinião sobre o Pixel

O Pixel chega como uma forma simples e cativante de incentivar o estudo da programação nos mais jovens, permitindo que estes tenham noções básicas de como é construir do zero um robô baseado em inteligência artificial.

São duas as seções principais. Em "Brain" ("cérebro", na tradução para o português) estão localizadas as linhas de código necessárias para que o Pixel responda aos comandos. É possível editar as "emoções" que o robô irá sentir e como elas podem afetar sua aparência. Por exemplo, você pode determinar que, toda vez que alguém tocar na tela do celular, o rosto do robô ficará vermelho, indicando raiva.

Cada aba vem com subcategorias que também podem ser editadas. Ao final, o código inteiro é exibido em uma janela interativa, e você pode adicionar ou remover comandos quando quiser - basta tocar na tela e arrastá-los para o campo de inserção ou lixeira. Além disso, a aparência do robô pode ser modificada, incluindo suas cores, símbolos e formato dos olhos e boca.

O que dá para perceber é que o Pixel quer tornar a educação mais divertida e acessível às crianças. Prova disso é que o aplicativo vem com um recurso que o torna compatível com várias plataformas de hardware aberto, como o Raspberry Pi, Arduino e até os robôs de brinquedo da linha LEGO Mindstorms. A conexão com esses dispositivos é feita via Bluetooth.

Uma pena que, por enquanto, o app não está traduzido para o português.

Prós & Contras

Prós

  • Conceitos básicos de robótica para crianças
  • Facilidade para inserir e editar códigos
  • Suporte para plataformas abertas de hardware
  • Funções educativas

Contras

  • Somente em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Pixel

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação