Logo Simplenote Ícone

Simplenote

Grátis
2.64 MB
Funciona em: iPhone
iPhone/iPod Touch
Adicionado em : 23/02/2011 Simperium
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Hiroshi Watanabe
Notas na nuvem: crie, compartilhe e faça backup das suas anotações com este programa gratuito

O Simplenote é um dos serviços mais reconhecidos para criar anotações em computadores e smartphones. Apesar de ser gratuito, ele se comunica com quase todos os dispositivos capazes de acessar a internet por meio do próprio app, do navegador ou aplicativos de terceiros. Além disso, o usuário pode acessar e gerenciar suas notas através da interface web.

Como o próprio nome indica, o Simplenote é um serviço que segue a filosofia do minimalismo. Esta característica se reflete também no app para iPhone, que tem um design simples e privilegia o conteúdo em vez da estética.

Anotar para não esquecer

As anotações no Simplenote têm uma estrutura simples com apenas dois campos: a área de tags e a área do conteúdo, com formatação “Rich Text” (itálico, negrito, links, etc). As notas são salvas e sincronizadas automaticamente e todas as modificações que o usuário fez podem ser visualizadas em qualquer dispositivo que tenha acesso ao serviço de notas.

Simplenote - Imagem 1 do software

Compartilhando com segurança

As opções de compartilhamento do Simplenote incluem o envio das notas por email e a publicação na web. As notas são criptografadas durante as sincronizações de forma que a transmissão de informações entre seu dispositivo, ou navegador e os servidores da empresa provedora do serviço, é feita de forma segura.

Na dúvida cheque o histórico

Cada vez que o Simplenote sincroniza suas notas, ele guarda um histórico completo das alterações recentes feitas em cada uma delas. Na versão gratuita são até 10 backups integrais das versões antigas das anotações, com data e horário das modificações.

As alterações podem ser visualizadas tanto na versão web quanto no app para iPhone. Basta clicar no ícone correspondente ao histórico e utilizar a barra deslizante para conferir as modificações na ordem em que elas aconteceram. Caso queira restaurar uma delas, clique no botão “Restore”.

Simplenote - Imagem 2 do software

Organizando seus pensamentos

O Simplenote permite duas formas de organização. A primeira opção é a criação de tags, que podem ser atribuídas a cada registro e posteriormente permitem a filtragem a partir delas. A segunda opção é marcar os apontamentos com um “Pin”. Esse recurso posiciona os itens marcados em destaque nas primeiras posições na tela de visualização das notas.

Para utilizar o recurso de “Pin” basta acessar o menu “Details” durante a edição da anotação. Também é possível visualizar a contagem de palavras e de caracteres da nota a partir dessa mesma tela.

O conteúdo em destaque

Seguindo o conceito de que o conteúdo é o mais importante, o Simplenote permite que uma anotação seja visualizada em modo de tela cheia. Dessa maneira, o app busca eliminar as distrações e aproveitar ao máximo o espaço de tela disponível para dar prioridade ao que realmente interessa, ou seja, o texto.

Simplenote - Imagem 3 do software

Evitando acidentes

Para evitar a perda de informações importantes, o Simplenote não apaga as anotações imediatamente. Quando o usuário pressiona o botão “Delete”, o app envia o registro para a lixeira. A partir dela, é possível restaurar a nota para sua condição original, mantendo todas as características anteriores à exclusão.

Leve suas notas para outros ambientes

O Simplenote pode ser acessado através da versão online, que funciona em qualquer computador capaz de se conectar a internet. Outro aspecto, que dispensa um aplicativo próprio para desktop, é a integração do serviço com programas de terceiros. A lista de softwares incluem destaques como o Notational Velocity e Scrivener (para Mac OSX) e o Notes for Windows, além de várias extensões e plugins para navegadores.

Nossa Opinião sobre o Simplenote

O Simplenote é um dos apps de anotações mais conceituados, ao lado de concorrentes como o Evernote. São muitos pontos positivos neste aplicativo como sincronização, compartilhamento na nuvem, histórico de versões, sistema de tags e a integração com muitas aplicações e serviços de terceiros. Vale lembrar que todas essas funções estão disponíveis integralmente para a versão gratuita do programa.

O aspecto negativo fica por conta da falta de suporte a imagens, apesar de não ser o objetivo original do app, muitos serviços como o OneNote da Microsoft oferecem este recurso.

Se você gosta de se manter organizado, o Simplenote é uma excelente opção. O conjunto de funções do serviço, somado ao aplicativo gratuito para iPhone, fazem dele um competidor de peso para os programas concorrentes. Recomendamos experimentar!

Prós & Contras

Prós

  • Sincronização e compartilhamento com a nuvem
  • HIstórico de versões das notas
  • Organização por tags
  • Integração com vários sistemas e softwares de terceiros

Contras

  • Não suporta imagens

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Simplenote

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação