Logo Slingshot Racing Ícone

Slingshot Racing

Versão 1.2.2 Pago
41.8 MB
Funciona em: iPhone
iPhone/iPod Touch/iPad
Adicionado em : 28/05/2012 Crescent Moon Games
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Carlos Eduardo Ferreira
Um trenó, elásticos e muita criatividade

Slingshot Racing traz uma forma bastante singular de corrida. Trata-se de uma corrida de trenós. Entretanto, o seu veículo jamais será diretamente controlado por você. Em vez disso, tocar a superfície da tela (em qualquer lugar) fará disparar elásticos, os quais se prenderão ao carro para ajudá-lo a fazer as curvas — em um esquema de força centrípeta, o que pode controlar ainda a abertura das curvas.

Slingshot Racing - Imagem 1 do software

O game traz um total de 64 fases, divididas em vários desafios diferentes. Além de competir contra outros trenós controlados por elásticos, há também corridas contra o tempo — sempre contabilizando o seu melhor tempo e a sua volta mais rápida — além de um modo de coleta de engrenagens pela pista e outro em que será necessário evadir-se de uma monstruosidade das neves.

À temática steampunk nevada do game, incluem-se ainda variações de horário das corridas (dia e noite) e também inversões no sentido convencional de cada pista. Ademais, ao final sempre será possível compartilhar as suas melhores pontuações em ambientes online.

Atenção: para jogar Slingshot Racing você precisa ter uma conta na App Store dos Estados Unidos. Para saber como criar a sua, leia este artigo.

Nossa Opinião sobre o Slingshot Racing

IOS e Android sempre foram territórios férteis para a criatividade de desenvolvedores independentes. Entretanto, como arautos de uma nova jogabilidade casual focada em tablets e celulares, é natural que boa parte das propostas ali ainda deva muito para formas tradicionais de jogo. Mas isso parece mudar. Quer uma prova? Simples: gaste a bagatela de 99 centavos de dólar (cerca de R$ 2) e surpreenda-se com Slingshot Racing.

Trata-se, é claro, de uma simples corrida de trenós. Entretanto, o seu veículo jamais será diretamente controlado por você. Em vez disso, tocar a superfície da tela (em qualquer lugar) fará disparar elásticos, os quais se prenderão ao carro para ajudá-lo a fazer as curvas — em um esquema de força centrípeta, o que pode controlar ainda a abertura das curvas. Não se parece com nada que você tenha visto anteriormente? Sim, essa é a ideia.

Mas é possível fazer uma comparação: basta se lembrar daqueles filmes do Batman da década de 1980. A fim de executar curvas excessivamente fechadas, o multifacetado batmóvel era capaz de disparar ganchos que se agarravam a postes ou estrutura semelhante, o que transformava o imenso veículo em uma funda ou — vá lá — em um ponteiro de relógio.

A jogabilidade aqui, é verdade, não poderia ser mais simples. De fato, basta mesmo tocar a tela de tempos em tempos — na verdade, sempre que aparecer uma curva. Mas nada aqui fica sem sentido, é claro. Na verdade, o seu trenó será sempre arpoado por uma das torres (a mais próxima) postadas no centro de cada curva. Parece simples? Ok, no começo realmente é. Mas as coisas não demoram a ficar mais... Interessantes.

De fato, ao dividir as pistas congeladas com três outros adversários, torna-se óbvio que a coisa não é assim tão simples. Na verdade, eis o grande desafio aqui: timing. É realmente necessário perceber o momento exato em que o seu trenó deve ser arpoado. Afinal, uma curva fechada é sempre mais curta... Embora uma mais longa possa terminar por conferir mais velocidade tangencial — ok, talvez a analogia da funda se encaixe melhor, no fim das contas.

No total, há aqui 64 fases, divididas em vários desafios diferentes (o que realmente ajuda a não enjoar da proposta rapidamente). Além de competir contra outros trenós controlados por elásticos, há também corridas contra o tempo — sempre contabilizando o seu melhor tempo e a sua volta mais rápida — além de um modo de coleta de engrenagens pela pista e outro em que será necessário evadir-se de uma monstruosidade das neves.

Mas há ainda outro ponto que vale a pena ressaltar aqui. Trata-se dos belos gráficos de Slingshot Racing. Não apenas os gráficos, mas toda a direção artística, na verdade. O game é realmente belíssimo, com visuais evocando o período áureo da tradição steampunk — cheios de engrenagens, plaquetas de madeira e estruturas fumegantes. E o melhor: esse conceito combina perfeitamente com a temática nevada dos cenários.

Aliás, neste último ponto, vale uma pequena ressalva. Apesar do deslumbramento causado inicialmente pelos gráficos de Slingshot Racing, há que se observar: há um total de 64 fases aqui... Todas com temática virtualmente idêntica. Quer dizer, além da possibilidade de correr nos dois sentidos das pistas, praticamente não há variação nas paisagens, o que acaba cansando um pouco.

Além disso, é um tanto incompreensível que não exista aqui nenhuma possibilidade de personalizar o seu veículo ou acrescentar melhorias. Há apenas uma possibilidade de escolha: o formato do seu trenó, que virá com uma cor obrigatória associada.

Mas não, nada disso consegue realmente ofuscar a óbvia criatividade por trás da proposta singular de Slingshot Racing. É realmente notável como as possibilidades comerciais da App Store podem servir de duto para cargas genuínas de criatividade — sempre por parte de desenvolvedores que, caso seguissem a lógica clássica de mercado (com grandes publicadoras), jamais veriam suas obras vingarem. Enfim, eis mais um desses casos. Com certeza vale a pena experimentar.

Prós & Contras

Prós

  • Proposta incrivelmente criativa
  • Excelente direção de arte
  • Dezenas de pistas e desafios distintos

Contras

  • Fases realmente desafiadoras podem demorar a aparecer
  • Visual das pistas não varia muito

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Slingshot Racing

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação