Logo Toki Tori HD Lite Ícone

Toki Tori HD Lite

Versão 1.1 Grátis
123.05 MB
Funciona em: iPhone
iPad
Adicionado em : 04/05/2012 Chillingo Ltd

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Carlos Eduardo Ferreira
Um dos mais belos jogos para o iPad

Toki Tori HD é um puzzle baseado em cenários. Aqui você assumirá o controle de um simpático passarinho rotundo, devendo coletar todos os ovos espelhados por cada uma das fases (mais de 80 na versão final). Para tanto, Toki Tori terá à mão diversos itens capazes de conferir um reforço extra na resolução dos desafios. É possível construir pontes, disparar raios congelantes, teletransportar-se e até mesmo armar uma armadilha para fantasmas.

Toki Tori HD Lite - Imagem 1 do software

Toda a ação aqui é controlada através da tela sensível ao toque do seu smartphone/tablet. Basta tocar a tela no ponto ao qual deseja se deslocar, e o protagonista fará o resto. Diversas fases em Toki Tori apresentam puzzles complexos, obrigando uma resolução na ordem certa, com economia de recursos. Entretanto, qualquer movimento desastrado sempre poderá contar com a ação “rewind”, que rebobina a fase.

Atenção: para jogar Toki Tori HD Lite você precisa ter uma conta na App Store dos Estados Unidos. Para saber como criar a sua, leia este artigo.

Nossa Opinião sobre o Toki Tori HD Lite

Eis a autopromoção do desenvolvedor em relação a Toki Tori HD: “um dos melhores gráficos que você já viu no iPad”. Bem, na verdade, não se pode dizer que seja simples linguagem publicitária aqui. Afinal, assim que o game passa a rodar no iPad (agora em sua versão de alta-definição), é fácil chegar à mesma conclusão: realmente são belas imagens. Mas há mais coisas aqui, incluindo uma boa dose de diversão descompromissada.

Não que o conceito chegue a reinventar o típico game casual que aporta a rodo no iOS e no Android. Afinal, há um protagonista colorido e “fofo” arremessado para dentro de cenário saturados de cores vibrantes e arquitetura lúdica. Mas essa ainda é só a primeira impressão. O que realmente há aqui é um puzzle interessante, e qualquer impressão de facilidade infantil pode ser rapidamente derrubada por alguns dos níveis mais altos.

O objetivo é bastante simples: o seu rotundo passarinho precisa coletar todos os ovos espalhados pelo cenário. Toda a ação e feita através da tela sensível ao toque do seu gadget: basta tocar o ponto desejado para que o simpático protagonista comece a andar. Mas é aí que surge a primeira restrição: Toki Tori não pula. E aí que aparece a primeira necessidade de um item... E é também aí que está o cerne do desafio da criação da desenvolvedora Chilingo.

Inicialmente, você terá à mão “apenas” um mecanismo de teletransporte. Dessa forma, para acessar um ovo localizado em uma plataforma inatingível por meios convencionais, basta se colocar no local mais próximo, para então ativar o recurso. Sem grandes complicações: é só tocar o menu inferior, e escolher uma das quatro direções oferecidas.

Entretanto, conforme o jogo se desenvolve, novos itens vão surgindo, o que dá oportunidade para uma dificuldade crescente em Toki Tori. E é aí que as coisas começam a ficar realmente interessante. Embora a versão Lite do game traga apenas três fases de dois mundos, há um total de mais de 80, caso você resolva gastar a bagatela de US$ 4,99 (cerca de R$ 10). Embora as primeiras fases sejam facilmente resolvidas por mais de uma via, é realmente muito fácil cometer um deslizes conforme o jogo avança.

Ok, sem problemas. Isso porque, nesse momento, Toki Tori assume uma das funcionalidades mais em voga na atual indústria de games — cujo mandamento principal deve ser “O jogador jamais deve ficar frustrado”. Caso execute um movimento impensado em uma fase particularmente “cabeluda”, basta utilizar a funcionalidade “rewind”, rebobinando a fase até qualquer momento anterior. Funciona? É claro... Mas sempre parecerá uma rendição.

Mas... Toki Tori é, além de tudo, um jogo muito bonito. Além de texturas bem tratadas em belos cenários, todo o movimento, tanto do protagonista quanto dos inimigos eventuais (que tanto podem ser ouriços quanto fantasmas), é sempre fluido e convincente. E isso até os mínimos detalhes: caso seja deixado parado, o seu herói utilizará o tempo livre para verificar blueprints (papeis de projetos) ou praticar malabarismo — em uma versão criativa do pé inquieto do bom e velho Sonic.

Além disso, Toki Tori se adéqua perfeitamente ao padrão móvel/casual. Trata-se de uma diversão viciante, mas tranquila — do tipo que se pode interromper a qualquer momento. As formas de controle também favorecem as características de celulares e tablets, sem dar a impressão de que a tela sensível é mais um peso do que uma vantagem.

Enfim, vale a pena tentar a sorte. Afinal, alguém precisa coletar aqueles ovos, certo? Ninguém quer que os fantasmas coloquem as mãos neles.

Prós & Contras

Prós

  • Puzzles desafiadores intuitivos
  • Belos gráficos
  • Itens funcionais e criativos

Contras

  • Versão Lite inclui apenas fases de fácil resolução

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Toki Tori HD Lite

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação