Logo Wi-Fi Finder Ícone

Wi-Fi Finder Grátis

5.27 MB
Funciona em: iPhone
iPhone/iPod Touch/iPad
Atualizado em: 25/05/2015 JiWire
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Wikerson Landim
Encontre pontos de rede Wi-Fi em qualquer lugar com um aplicativo gratuito

Para quem não quer acabar com todo o plano de dados do iPhone antes do fim do mês, procurar um bom ponto de internet fora de casa é uma tarefa quase obrigatória. Seja como for, é chato ter que ficar pedindo os dados do WiFi onde quer que se vá, não é? WiFi Finder tenta resolver esse problema ao oferecer uma lista completa de conexões ao seu redor.

Sem que o usuário precise ser um especialista em informática, um profissional de redes sem fio ou um pidão de primeira, o aplicativo mostra, logo de cara, todas as conexões na sua região. Para fazer tudo funcionar, o programa utiliza o GPS do seu dispositivo mobile e bate com uma lista extensa de mais de 550 mil localidades cadastradas por estabelecimentos e pelo público. 

Wi-Fi Finder - Imagem 1 do software  Wi-Fi Finder - Imagem 2 do software

Caso esteja em dúvida se outra localidade vai ter opções para que você tenha acesso à internet, pode ficar despreocupado, já que o WiFi Finder também oferece uma aba de busca na qual é possível inserir endereços específicos. Usando a interface do Google Maps, o app informa por meio de marcadores as conexões gratuitas e pagas disponíveis na área.

O software permite, além de tudo isso, filtrar suas pesquisas, informar sobre pontos de acesso que não estejam mais funcionando ou cadastrar sua própria conexão para que outras pessoas também possam se conectar por meio dela. WiFi Finder disponibiliza, adicionalmente, uma base de dados offline, garantindo que você possa achar um hotspot em qualquer ocasião.

Nossa Opinião sobre o Wi-Fi Finder

Comunicadores instantâneos, redes sociais, jogos e aplicativos de todos os tipos. Seja lá o que se decide fazer no iPhone, parece que a palavra de ordem da vez é conectividade, quase que exigindo que tenhamos acesso à web a maior parte do tempo. Como solucionar isso sem gastar uma grana no 3G? A resposta pode estar na lista de conexões trazidas pelo WiFi Finder.

Muito leve e ocupando pouquíssimo espaço no seu dispositivo mobile, o app se oferece como uma solução simples, rápida e prática para que se encontre redes WiFi em qualquer lugar. Felizmente, ele corresponde quase que com perfeição a esses quesitos, fazendo com que você possa achar pontos de acesso facilmente – mesmo se não manjar nada de informática.

Quando dizemos “quase” é porque parece que faltou um pouco de esmero na finalização do produto. A interface, por exemplo, apesar de ser bem intuitiva e livre de quaisquer complicações desnecessárias, parece uma pouco truncada às vezes, como se desse algumas engasgadas – ainda que as funções do programa em si funcionem tranquilamente.

O aplicativo está em inglês, mas isso não deve ser um problema para que os brasileiros utilizem ele, já que muito dos elementos do WiFi Finder são visuais, abusando de ícones e cores para indicar os pontos de acesso no mapa, por exemplo. Apesar de uma série de banner cobrirem uma faixa na parte inferior da tela, os anúncios não atrapalham a experiência.

Acessando tudo rapidamente

Como dissemos anteriormente, o aplicativo realmente corresponde ao que ele se propõe a fazer, sem qualquer tipo de enrolação. A tela inicial do software faz uma varredura e mostra as conexões mais próximas de você que estejam no alcance de conexão do seu aparelho. Se quiser, é possível configurar o programa para mostrar apenas as redes com sinal forte.

Ainda nessa tela, pode-se exibir os pontos de acesso sem fio no formato de lista – indicando quais deles estão abertos e quais estão fechados – ou tocar no nome de cada WiFi para conferir mais dados e inserir a senha caso seja necessário. Um novo escaneamento do ambiente é feito em intervalos de 30 segundos, mas esse número também pode ser alterado.

Na segunda aba, o escopo se abre mais e revela as redes disponíveis em um raio bem maior, utilizando a interface do Google Maps e marcadores para fornecer as informações ao usuário. O mapa aponta sua localidade atual e mostra ícones verdes para indicar conexões gratuitas e azuis para as que exigem algum tipo de pagamento – geralmente em estabelecimentos.

O terceiro e último menu age de modo similar, mas nele o usuário pode procurar o endereço que quiser para verificar a quantidade de redes WiFi na região – uma mão na roda para lugares distantes ou que você ainda não conhece. Um download adicional de 55 MB garante que você tenha acesso ao banco de dados atualizado mesmo se estiver offline. Bacana, né?

Prático e eficiente

Apesar de não ter sido criado especificamente para o público brasileiro, o WiFi Finder faz bom uso de sua biblioteca de endereços e conexões ao disponibilizar um número assustadoramente alto de hotspots de todos os tipos durante nossos testes. É uma grata surpresa ver que diversos locais que você conhece ou frequenta têm net aberta ao público e você nem sabia.

Quem tem vergonha de pedir um salgado e a senha do WiFi na lanchonete da esquina também não precisa ficar a ver navios, já que o filtro para mostrar apenas as redes gratuitas funciona de forma precisa – e é bem capaz de te surpreender pelo número de opções. Caso se depare com uma conexão inexistente, é possível reportá-la para verificação no futuro.

Um recurso adicional e bem interessante do aplicativo são as páginas que detalham os lugares que disponibilizam os pontos de acesso pela cidade. Além de mostrar detalhes da internet em si, a tela informa o endereço e até se prontifica a traçar uma rota para que você possa chegar ao lugar – embora essa última função pareça falhar de tempos em tempos.

Por conta de todas as ferramentas e de um funcionamento bom e estável, só podemos indicar que você mantenha WiFi Finder instalado no iPhone caso costume bater muita perna por aí ou queira economizar uma graninha na conexão 3G. 

Prós & Contras

Prós

  • Interface simples e intuitiva
  • Muito eficiente
  • Base de dados extensa
  • Cheio de recursos

Contras

  • Apenas em inglês
  • Engasga às vezes

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Wi-Fi Finder

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação