Logo Yik Yak Ícone

Yik Yak

Grátis
56.25 MB
Funciona em: iPhone
iPhone/iPod Touch/iPad
Adicionado em : 29/09/2016 Yik Yak
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luiz Davih
Rede social utiliza sistema localização para conectá-lo a pessoas que estão próximas

Criado pela empresa de mesmo nome, o Yik Yak vem como a proposta de ser uma rede social um pouco diferente do Facebook, Google Plus e muitas outras que temos por aí. Claro, parte disso se deve ao fato de ele ser um aplicativo exclusivo para celulares, mas há alguns outros detalhes a serem considerados.

Um dos diferenciais dessa rede social é o fato de que você precisa manter o seu localizador ligado para que ela funcionar. Tudo bem, isso pode até diminuir a sua bateria mais rápido, mas há um propósito: a rede sempre vai mantê-lo conectado a pessoas que estão nas proximidades.

Logo, se você está na cidade de São Paulo, por exemplo, vai encontrar mensagens e conteúdos publicados apenas por pessoas que estão nos arredores. Isso permite que o usuário tenha uma ideia da localização daqueles com quem está falando, e pode até ajudar a formar novos laços de amizade.

  Yik Yak - Imagem 1 do software  Yik Yak - Imagem 2 do software

Recursos disponíveis

Se estamos falando de uma rede social, é de esperar que você tenha algumas opções para deixar a experiência ainda melhor. Começando pelo perfil, é possível associar suas contas em outras redes sociais para manter contato com aqueles com quem está conversando. Twitter, Facebook, Instagram... Todos eles podem aparecer em sua página principal para estreitar os laços caso queira.

Além disso, é possível iniciar conversas temáticas com as pessoas. Aqui elas recebem o nome de Turmas, e qualquer um pode entrar em uma delas desde que se comprometa a não publicar nenhum tipo de spam, mensagem maliciosa ou coisas do gênero, já que isso pode trazer consequências (algo que fica bem claro logo na primeira mensagem que você publica).

Somado a isso, você também pode iniciar chats diretos com qualquer pessoa que esteja na seu feed, além de ter a opção de adicionar fotos aos seus textos e até mesmo contar com uma área que mostra alguns usuários com os quais você pode interagir (essa é bem parecida com a sugestão de amigos do Facebook).

Outro detalhe importante: você pode habilitar ou desabilitar a opção que dá a outros usuários a oportunidade de encontrar o seu perfil na área de sugestões de contatos para interagir. Claro, se algo for publicado as pessoas vão saber que você existe e há uma chance de que elas comecem uma interação, mas ao menos é possível se manter anônimo de alguma forma até perceber exatamente qual é a ideia da rede social.

Nossa Opinião sobre o Yik Yak

De cara, uma coisa que precisa ser mencionada: o Yik Yak é uma rede que ainda está dando seus primeiros passos no Brasil, o que significa que você não vai encontrar um número gigantesco de usuários para interagir. Além disso, o sistema de localização pode diminuir um pouco o número de pessoas, então é bom ter isso em mente ao usar o aplicativo.

Entretanto, ao menos no que se propõe o software funciona muito bem. Durante os nossos testes, conseguimos interagir com algumas pessoas em uma discussão sobre o fato de os trens de São Paulo parecerem shoppings, e pudemos perceber que ele funciona normalmente como qualquer outra rede social – especialmente pelo fato de você poder curtir ou demonstrar desaprovação a um comentário.

Além disso, é possível iniciar um chat diretamente com uma pessoa, sem ter que achar o perfil dela ou procurar uma área específica. Logo abaixo da mensagem que ela publicou, é possível escolher duas opções: responder e chat. A primeira deixará o seu texto visível para todos, enquanto a outra vai dar início a uma conversa privada.

Somado a isso, também há um sistema de notificações para avisá-lo sempre que uma nova mensagem chegar, seja por meio de uma conversa privada ou por conta de algo que você publicou em uma conversa ou em uma Turma. Além disso, há um sistema de atualização parecido com os vídeos do Snapchat – ou seja, após a publicação, ela vai ficar disponível por apenas 24 horas.

Onde poderia melhorar

Para quem curte redes sociais, há alguns detalhes ausentes e que podem fazer algumas pessoas torcerem o nariz. O primeiro deles é que, por ter um perfil mais simples, você não vai poder criar álbuns para mostrar suas viagens ou coisas que já aconteceram. Além disso, talvez algumas pessoas reclamem pelo fato de ter que ficar com o GPS ligado a todo instante (afinal, isso diminui drasticamente a bateria do aparelho).

Prós & Contras

Prós

  • Rede simples de usar e funcional
  • Saber que as pessoas com as quais conversa estão por perto

Contras

  • Ficar com o GPS ligado o tempo todo
  • Não há um número muito grande de usuários
  • Faltaram algumas opções, como criar álbuns

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Yik Yak

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação