Logo Apt Fast Ícone

Apt Fast

Grátis
32 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome/Console
Adicionado em : 05/07/2011 Matt Parnell
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Script para acelerar os processos de download e instalação de aplicativos pelo Terminal

O Apt Fast é um script criado para tornar o download e a instalação de aplicativos por meio do comando apt-get ainda mais rápido e eficiente. Fazendo uso do conhecido acelerador de downloads Axel, esta ferramenta aumenta em até 26 vezes a velocidade do processo de transferência de arquivos pelo Terminal.

Instalação

Para que o aplicativo funcione sem problemas é preciso instalar o acelerador Axel primeiro. Isso pode ser feito por meio do comando:

                             $ sudo apt-get install Axel

Feito isso, agora sim é a vez de instalar o Apt Fast. O processo pode ser realizados de duas formas distintas. A primeira delas é por meio do script SH que pode ser baixado com um clique no botão “Clique para baixar”. Terminada a transferência do arquivo, clique com o botão direito do mouse sobre ele e escolha a opção “Propriedades”.

Em seguida, acesse a aba “Permissões” e marque o campo “Permitir execução do arquivo como um programa”. Agora, dê um duplo clique sobre o arquivo e, na janela que aparecer, selecione o botão “Executar em terminal”.

Alterando permissão do arquivo

A segunda forma de instalar o Apt Fast é executando os comando conforme mostrados abaixo.

                             $ sudo add-apt-repository ppa:tldm217/tahutek.net
                             $ sudo apt-get update
                             $ sudo apt-get install apt-fast

Aprenda a usar o script

Uma vez que o Apt Fast tenha sido instalado corretamente, tudo o que o usuário precisa fazer para acelerar os downloads e a instalação dos programas é substituir o famoso comando apt-get por apt-fast. Por exemplo, ao invés de utilizar sudo apt-get install vlc, a instrução passará a ser sudo apt-fast install vlc.

Novas instruções são exibidas na tela

As informações exibidas no Terminal durante o download e a instalação dos aplicativos são um pouco diferentes quando o Apt Fast está sendo utilizado. No entanto, essa mudança é para melhor, pois a quantidade de dados mostrados é maior, permitindo que o usuário acompanhe mais de perto o que está sendo feito pelo computador.

O problema do Apt Fast é que os comandos não podem ser completados com a tecla Tab. Dessa forma, depois que o apt-fast for inserido, todo o restante deve ser digitado letra por letra. Também não há como utilizar o recurso que permite ver a lista com as opções de aplicativos a serem adicionados.

Nossa Opinião sobre o Apt Fast

O Apt Fast mostrou-se bem estável durante a sua utilização. O processo de download fica, de fato, mais rápido com o uso do script. Embora as informações exibidas na tela e os comandos mudem um pouco, a ideia do apt-get não é modificada de forma alguma pelo novo recurso.

Um ponto negativo em utilizar o Apt Fast é que os comandos não são completados com o uso da tecla Tab. Dessa forma, as chances de o usuário digitar a instrução de maneira errada aumentam e o tempo para a execução de algumas ações pode ser relativamente maior.

Ainda assim, se tempo é algo realmente importante em suas atividades diárias, vale a pena conferir o Apt Fast e tornar o processo de instalação de aplicativos pelo Terminal ainda mais rápido e prático. 

Prós & Contras

Prós

  • Acelera o download e a instalação de aplicativos
  • Fácil de instalar e usar
  • Ocupa pouco espaço em disco

Contras

  • Não permite completar os comandos com a tecla Tab

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Apt Fast

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação