Logo AstroGarrobo Ícone

AstroGarrobo

Versão BETA 0.2.0 Grátis
572.27 MB
Funciona em: Linux
X11
Adicionado em : 20/04/2010 UngaMan
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Um sistema operacional dedicado para astrônomos e amantes desta apaixonante ciência

AstroGarrobo é um sistema operacional baseado no openSUSE 11.2 voltado para aqueles usuários que não largam do Linux e que também são apaixonados por astronomia. Além de ser baseado no sistema do camaleão (openSUSE), o sistema traz vários aplicativos dedicados à astronomia já pré-instalados, aguçando ainda mais a vontade de ver as estrelas e mergulhar nesta belíssima ciência.

AstroGarrobo traz uma proposta muito interessante que ressuscita o real objetivo do Linux: permitir a personalização e o desenvolvimento de um sistema operacional que atenda às necessidades específicas dos usuários.

O QUE O PACOTE TRAZ

Como já falado, o AstroGarrobo traz vários simuladores de astronomia pré-instalados. Confira abaixo uma breve descrição de cada um desses softwares e quais as vantagens em utilizá-los.

Celestia

O Celestia não mostra apenas a Terra, como alguns programas voltados para a Astronomia, mas sim o Universo inteiro. Com ele você pode explorar todos os planetas do Sistema Solar, incluindo suas luas e, claro, o Sol.

Imagem obtida do Celestia

Para aqueles que possuem maior curiosidade, e um pouco de paciência, também é possível ter uma visão tridimensional do Hubble, da ISS (Estação Espacial Internacional), da sonda Cassine, enviada para explorar Saturno, e alguns outros satélites enviados pelo ser humano ao espaço.

Stellarium

O Stellarium é um aplicativo gratuito que simula a abóbada celeste em tempo real. Ou seja, com ele o usuário pode observar estrelas, constelações, planetas, aglomerados, nebulosas e muito mais, tudo através da tela do computador, em 3D, e como se estivesse no chão, ao ar livre, olhando para o céu.

A simulação é rica em detalhes e, além de exibir diversas informações acerca de todos os corpos celestes, o Stellarium permite regredir ou avançar no tempo através de um sistema de datas e horários muito eficiente.

Imagens do Stellarium

KStars

Embora tenha funcionalidade semelhante à do Stellarium, o KStars possui uma interface mais simplificada, porém exibe muito mais detalhes acerca dos objetos celestes. Além disso, o aplicativo é voltado mais para as pessoas que desejam estudar o céu cientificamente falando.

O KStars também exibe belíssimas fotos de planetas e seus satélites naturais, assim como a Lua e toda sua beleza. Suas opções e ferramentas são bem fácil de utilizar, podendo ser acessadas através da barra de ferramentas do KStars.

XEphem

Talvez o mais simples dos quatro simuladores, o XEphem conquista aqueles usuários que buscam objetividade nas aplicações que utiliza. Embora a interface do programa não seja um exemplo de beleza, o XEphem esconde todo o poder que pode oferecer em suas funcionalidades e ferramentas.

XEphem em execução no sistema operacional

Links e atalhos

Além dos simuladores, o AstroGarrobo conta também com links incorporados ao navegador que facilitam o acesso à sites e portais como: ANASA, LIADA, Astronomers Without Borders, Sidewalk Astronomers, Space Tweep Society, La Foto Diaria de la Luna e, claro, o blog do desenvolvedor.

VISUAL DO SO

Talvez por ainda estar na fase Beta, o AstroGarrobo deixe bastante a desejar no que diz respeito ao visual do programa. Não apenas a aparência das janelas e botões do sistema são simplórios como o Papel de Parede nada tem a ver com astronomia.

Existem centenas de imagens livres de direitos autorais para uso não comercial que podem ser utilizadas como wallpaper a fim de dar um ar mais astronômico ao sistema. Caso isso não venha a acontecer, espera-se que a opção para alterar o fundo da Área de trabalho seja desbloqueado de maneira que o usuário possa colocar a imagem que desejar.

Visão geral do sistema

Outra característica desfavorável na utilização do AstroGarrobo é o fato de ele não possui tradução para o português, apenas para o espanhol. Mesmo assim, se você quer ficar um pouco mais perto da bela ciência que é a astronomia, vale a pena rodar o AstroGarrobo.

Nossa Opinião sobre o AstroGarrobo

AstroGarrobo é uma boa opção de sistema operacional para quem procura um Linux voltado para a astronomia. Embora ainda não tenha muitas ferramenta pré-instaladas, os simuladores e links para sites e portais dedicados à esta ciência já tornam o sistema bem interessante.

Não há como negar que a proposta do projeto é excelente, porém há muito o que ser feito ainda. O Linux, mais especificamente o openSUSE, já conta com uma interface moderna e repleta de efeitos, algo que notavelmente falta ao AstroGarrobo. Além disso, ao usuário não é permitido instalar nenhuma aplicação, nem mesmo alterar o plano de fundo da Área de trabalho.

Outro fator que pode prejudicar a utilização do sistema por usuário leigos é o fato de esse não possui tradução para o português, estando disponível apenas em espanhol. No entato, o AstroGarrobo ainda encontra-se em fase Beta, e por isso ainda pode surpreender muito. Confira e nos dê a sua opinião.

Prós & Contras

Prós

  • Traz várias ferramentas de astronomia pré-instaladas.
  • Ideia reaviva o bojetivo principal do Linux.
  • Roda através do Live CD.

Contras

  • Não possui tradução para o português.
  • Interface feia.
  • Não permite a instalação de aplicativos.
  • Não permite a personalização.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o AstroGarrobo

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação