Logo Axigen Ícone

Axigen

Versão 8.1.1 Grátis para testar
122.75 MB
Funciona em: Linux
X11/Gnome
Atualizado em : 05/08/2013 AXIGEN
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Calendário, email e outras ferramentas colaborativas reunidas em um único lugar

Axigen é um servidor de email e ferramentas colaborativas muito útil para grandes e pequenas empresas. Além de suportar protocolos como SMTP/ESMTP, IMAP, POP3, a aplicação possui serviços de webmail e uma lista integrada de servidores.

Um dos maiores atrativos do Axigen é a interface desenvolvida para celulares. Dessa maneira, é possível acessar tarefas, calendários, emails e notícias de qualquer lugar sem ter que necessariamente utilizar um computador.

Instalar, configurar, executar

Para começar: instalação

Embora a utilização do aplicativo não seja complicada, a instalação dele, e também configuração, exige um pouco de atenção por parte do usuário. Isso não quer dizer que seja difícil, só é preciso estar atento aos detalhes.

Para rodar o arquivo baixado, é preciso antes mudar a permissão de execução. Isso pode ser facilmente feito através do comando:

$ chmod +x axigen-7.4.1.i386.deb.run

Uma vez que o comando acima tenha sido executado com sucesso, o usuário já pode abrir o arquivo RUN sem problemas. Para que a instalação aconteça sem maiores problemas, é aconselhável que você abra o executável como root do sistema, utilizando o comando:

$ sudo ./axigen-7.4.1.i386.deb.run

Toda a interface de instalação do Axigen é exibida no Terminal, por isso fique bem atento na hora de digitar as opções desejadas. Essa etapa não exige grandes configurações, basta seguir as dicas exibidas na tela.

Interface Shell para instalação

Segundo passo: configurando

Agora que o Axigen já foi instalado com sucesso, é hora de configurar a aplicação, definindo quais portas e endereços de IP serão utilizados. Todos os passos a partir deste ponto devem ser executados como root. Para abrir a tela de configurações, digite o seguinte comando no Terminal:

$ sudo /opt/axigen/bin/axigen-cfg-wizard

Da mesma forma que a instalação, toda a interface de configuração do aplicativo roda em ambiente Shell. Para navegar entre os campos da tela, utilize a tecla TAB ou as setas direcionais do teclado.

Além de definir as senhas de acesso e nome do domínio, nessa etapa também é possível determinar quais portas serão utilizadas para estabelecer conexão com a internet. Para a realização desta etapa, é preciso ter conhecimentos de rede e ter uma noção de como os servidores funcionam.

Configurando...

Para finalizar: iniciando e utilizar

Depois de realizar todas as configurações do Axigen, será exibido no Terminal um endereço IP, como mostra a imagem abaixo. Anote e guarde este endereço, pois é através dele que você terá acesso ao servidor com o programa.

Antes de acessar o Axigen, é preciso iniciar o servidor. Para isso, digite o comando abaixo no Terminal.

$ sudo /etc/init.d/axigen start

Pronto, agora é só abrir o navegador e copiar o endereço fornecido para a barra de endereços. Se tudo foi configurado corretamente, a tela de login do Axigen será mostrada. O usuário inicial é “admin” e a senha é a mesma escolhida durante a configuração.

Os recursos oferecidos

O Axigen disponibiliza uma série de recursos para os usuários. Além de servidor de email, o aplicativo também funciona como ferramenta colaborativa para uma série de tarefas. Todos as funcionalidades pode ser acessadas através de um prático menu, localizado à esquerda da tela principal.

Interface da aplicação

De maneira a garantir a integridade dos dados que trafegam pelo banco de dados, o Axigen conta com sofisticadas ferramentas de segurança, as quais podem ser facilmente acessadas através da opção “Security & Filtering” (Segurança e filtro). É também por meio dessa opção que o administrador do sistema pode criar filtros de acesso, determinando quem tem permissão para acessar determinadas ferramentas.

Opções do menu

Outro recurso muito útil oferecido pelo Axigen é o de análise e monitoramento. Por meio dele, os responsáveis pelo aplicativo podem ter uma ideia de quais usuários utilizam mais os recursos do sistema e também controlar o tráfego de dados.

O Axigen também possui ferramentas de backup e restauração, muito importante para garantir que seus dados não serão perdidos caso alguma aconteça com a aplicação, além de facilitar a migração entre diferentes servidores de email.

Nossa Opinião sobre o Axigen

Axigen é uma excelente ferramenta para pequenas e médias corporações. Embora sua configuração exija conhecimentos avançados em redes e servidores, uma vez instalado, este aplicativo facilita muito a troca de emails e informações dentro das empresas.

O legal é que o Axigen pode ser usado como ferramenta colaborativa para diversas atividades do dia a dia empresarial. Isso facilita a troca de informações entre os funcionários, além de melhorar a qualidade do trabalho final.

Para os administradores, a ferramenta que chama a atenção é a de monitoramento, já que com ela é possível ter um relatório completo de tudo o que está acontecendo no ambiente em apenas alguns minutos.

A interface do aplicativo é bem elaborada e fácil de aprender a mexer. Mesmo quem não domina o inglês, idioma da ferramenta, poderá utilizar o Axigen sem problema algum. Baixe e confira.

Prós & Contras

Prós

  • Interface organizada.
  • Possui vários recursos de segurança e monitoramento.
  • Fácil de utilizar.
  • Oferece diversas ferramentas colaborativas.

Contras

  • Intalação e configuração complicadas.
  • Requer conhecimentos de rede e servidores para correta instalação.
  • Não possui tradução para o português.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Axigen

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação