Logo Blue J Ícone

Blue J

Versão 3.0 Grátis
4.98 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Adicionado em : 09/06/2010 University of Kent
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luciano De Sampaio Soares
Ambiente de desenvolvimento criado especificamente para aprender a programar em Java

Programação orientada a objetos. Este termo é um dos principais chavões do desenvolvimento de software da atualidade. A partir desse conceito – em que classes e métodos tornam-se objetos de programação – a programação de computadores torna-se menos complexa, favorecendo o iniciante e oferecendo mais alternativas ao profissional experiente.

Apesar de relativamente recente no “mainstream” da informática – a programação orientada a objetos só se difundiu a partir da década de 1990 -, a prática já toma conta de diversos campos da programação, principalmente em termos de internet e multiplataforma.

Com certeza você já ouviu falar de Java e JavaScript. Essas linguagens de programação são responsáveis por uma grande parcela do que você utiliza em seu computador e, principalmente, na internet.

O BlueJ é um ambiente de desenvolvimento para Java, porém voltado ao ensino da programação orientada a objetos possível com essa linguagem. Com isso, métodos, classes e outros elementos de um software são exibidos de forma gráfica, facilitando a compreensão.

Interface gráfica para programação em Java

Inspirado na falecida linguagem didática Blue, o BlueJ oferece – para Windows, Mac OS X, Linux ou qualquer sistema que ofereça suporte para as versões mais recentes do JDK ("Java Development Kit" - conjunto de desenvolvimento Java) – uma interface gráfica capaz de facilitar o aprendizado das relações e detalhamentos da programação em Java.

Nossa Opinião sobre o Blue J

Aprender a programar computadores está cada vez mais simples. Com "frameworks" e SDK ("Software Development Kits" – conjuntos de desenvolvimento de aplicativos) cada vez mais comuns e distribuídos gratuitamente.

Mesmo assim, sempre é necessário ter um ponto de partida. A linguagem Java – que pode ser utilizada em praticamente qualquer plataforma, de computadores de bordo em carros até telefones celulares – é considerada uma das portas de entrada mais acessíveis para quem não tem conhecimento na área.

Assim, a importância de um ambiente didático de desenvolvimento como o BlueJ aumenta, já que permite que um maior número de pessoas comece a desenvolver programas, mesmo que apenas como um degrau intermediário até a obtenção do conhecimento necessário para desenvolver em qualquer outra linguagem.

Prós & Contras

Prós

  • Facilita o aprendizado de programação orientada a objetos e linguagem Java
  • Interface gráfica apresenta caminhos, métodos e elementos de programação

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Blue J

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação