Logo Bluefish Ícone

Bluefish

Versão 2.2.7 Grátis
4.79 MB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 06/02/2015 Olivier Sessink
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gustavo Bonato Abrão
Ferramenta para desenvolvimento web e programação simples, prática e cheia de recursos

Ferramenta poderosa para desenvolvedores, Bluefish é um editor de texto voltado para a área de webdesign e programação. Grátis e de código aberto, este software, apesar de ser leve, é cheio de recursos.

Traduzido em mais de 15 línguas, incluindo o português, este editor possui abertura de arquivos por abas, suporte a vários tipos de codificação de caracteres e ferramentas de busca e substituição avançadas. Apresenta destaque de sintaxe configurável, além dos destaques para linguagens, como Python, HTML, PHP, C, Java, JavaScript, JSP, SQL, XML, Perl, CSS, ColdFusion, Pascal, Octave/MATLAB, entre outras.

Praticidade em desenvolvimento web

Com seu foco voltado ao webdesign, o Bluefish possui uma grande quantidade de recursos favoráveis a esta área.

Para facilitar a vida do usuário, este programa tem barras de ferramentas separadas por abas. Através desta característica, o desenvolvedor encontra mais facilidade na inserção de imagens, na criação de thumbnails e na aplicação de diálogos como tabelas e frames.

Barra de ferramentas versátil e prática

Este software ainda disponibiliza uma barra de ferramentas HTML configurável, para funções utilizadas com mais freqüência, um menu de tags bem variado e a habilidade de fechar automaticamente tags HTML e XML.

Integração

Possuindo integração com diversos aplicativos, você pode, por exemplo, compilar seu trabalho com seu makefile, sem precisar recorrer a um terminal para isso. Ele ainda possui suporte aos verificadores de HTML e XML weblint e xmllint, ao validador tidy e ao compilador Javac. O Bluefish também pode trabalhar junto a filtros externos, como sort, sed, awk, entre outros.

Mais opções

Com uma ferramenta de busca baseada no nome ou no tipo do arquivo, o usuário pode abrir diversos documentos ao mesmo tempo, recursivamente. O programa também possui suporte a arquivos remotos, com a ajuda do gnome-vsf, um sistema de arquivos virtual do ambiente gráfico GNOME.

Editor cheio de recursos

Instalação

Este programa está disponível em pacotes .RPM e .DEB ou em código fonte. Para a instalação por pacotes, apenas dê um duplo-clique no arquivo, e a instalação estará completa.

Para sistemas que não possuem suporte a pacotes, a instalação deve ser feita através da compilação do código fonte. Para isso, descompacte o arquivo em uma paste de sua preferência. Com um terminal, acesse a pasta onde o programa foi descompactado e execute os comandos:

$ ./configure

$ make

$ sudo make install

Nossa Opinião sobre o Bluefish

Com o intuito de ser um programa limpo, ele tem menus e interface descomplicada e acesso rápido às suas diversas ferramentas, facilitando a vida de qualquer desenvolvedor. Diferente da maioria dos editores voltados para a área de desenvolvimento, Bluefish é leve e rápido, possibilitando a abertura de diversos documentos ao mesmo tempo, sem deixar o seu computador lento.

Versátil, apesar de ser voltado para o HTML, o Bluefish pode ser uma ótima ferramenta para programação em qualquer linguagem. Configurando-o, você pode usá-lo como uma avançada ferramenta para desenvolvimento ou como um simples editor de texto.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Bluefish

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação