Logo Bugzilla Ícone

Bugzilla

Versão 4.4.2 Grátis
2.73 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Atualizado em : 29/01/2014 The Mozilla Organization
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Aplicativo desenvolvido para o maior controle sobre erros durante a fase de desenvolvimento de um programa

O Bugzilla é um software desenvolvido para a gestão de controle de erros, possibilitando que desenvolvedores possam registrar bugs em suas aplicações em fase de desenvolvimento. O software também é útil para usuários, que podem verificar quais erros existem e estão sendo corrigidos em seus aplicativos favoritos.

O aplicativo conta com vários recursos interessantes, como a possibilidade de geração de relatórios avançados, integração Web com email, visualização de dependências entre erros, entre várias outras funcionalidades.

Características do Projeto

Este programa é desenvolvido de forma bastante ativa, constantemente testado em muitas condições. Segundo seu desenvolvedor, o time de desenvolvimento de Bugzilla é bastante dedicado, sendo que o software é confiável pelos líderes mundiais de tecnologia.

Tipos de suportes

Além do software em si, seus usuários também contam com suporte do Mozilla Organization nas tarefas executadas por Bugzilla. Basicamente, é possível optar entre dois tipos de suportes, um livre e outro pago. É lógico que, o atendimento provido pelo pago é mais completo do que pela sua versão livre.

Principais funções do programa

A interface do programa mudou de maneira considerável desde sua última versão, lançada em 2007. Mas as preocupações em termos de melhorias não foram somente com a aparência. Há uma série de novos recursos e funções adotadas para o programa agora, dentre as quais podem fazer a diferença e garantir um trabalho de time ainda mais rápido para a resolução dos problemas encontrados.

Detecção de arquivos duplicados

Como o Bugzilla é inteiramente voltado para o controle de erros e resolução de problemas em programas, a ideia é que haja o registro das ocorrências por meio dele. Quando um usuário começa a digitar uma referência, o aplicativo automaticamente procura entradas com texto semelhante ao introduzido.

Em seguida, caso o programa encontre algo, ele imediatamente sugere para o autor do tópico. Dessa maneira, é possível evitar entradas repetidas e evitar perda de tempo da equipe tentando consertar um erro já reparado ou, postando soluções para o mesmo problema em lugares diferentes.

Entretanto, para que essa alternativa funcione de maneira adequada, todos os pré-requisitos devem estar instalados no computador. Adicionalmente, até o presente momento essa funcionalidade não está rodando no PostgreSQL.

Interface de busca e comentários

A parte de pesquisas do Bugzilla está de cara nova e muito mais eficiente. O desenvolvedor procurou montar uma interface mais simples e adequada para todos os tipos de usuário. Assim, ela possui as funções necessárias para quem está começando a utilizar o aplicativo agora além de conter os recursos avançados para quem já tem um pouco mais de experiência com o programa.

A tela para comentários e edição relacionada a anexos também foi remodelada. Agora, ela permite que você utilize uma caixa de texto em tamanho pequeno quando quiser fazer uma nota sobre um objeto, bem como aplicar um modelo mais largo (widescreen) no caso de aplicar uma edição ou revisão de um código, por exemplo.

Recurso de autocompletar

Para facilitar a vida na hora de inserir um novo bug, o programa conta com o recurso de autocompletar. Sempre que você digitar ao menos três caracteres em qualquer campo que seja de localização de um usuário, o Bugzilla mostra uma lista com todos os nomes e apelidos encontrados no sistema que sejam compatíveis com o termo digitado.

Usabilidade

O Bugzilla também apresenta uma série de estados que pode ser atribuídos a um erro (sem confirmação, confirmado, em progresso, resolvido e verificado). Dessa forma, fica mais simples de saber em que situação se encontra cada um dos itens da lista, poupando tempo e deixando o trabalho de responder aos tópicos mais simples.

Ainda pensando em praticidades, o programa também é capaz de armazenar um histórico de suas últimas pesquisas. Adicionalmente, ele mantém o que foi apresentado como resultado para tais buscas. Além destes, os recursos de servidor web, CSS e JavaScript também sofreram alterações para ficarem ainda melhores e de uso mais simplificado.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Bugzilla

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação