Logo Celetania Ícone

Celetania

Versão DEMO Grátis para testar
35.6 MB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 05/10/2009 Vulcando Games

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Thiago Henrique Moura
Explore o espaço sideral, expanda seu império e extermine seus inimigos nesse jogaço online

Normalmente, associa-se o conceito de MMO aos inúmeros games do estilo que vem constantemente da Ásia, com dezenas de novos títulos por semana, alguns de uma qualidade muito duvidosa. Porém, o Ocidente também produz excelentes títulos que desafiam os conceitos de jogo online, com abordagens diferentes e interessantes, que vão muito além das batalhas de capa e espada tão comuns em games do gênero.

Celetania é um exemplo disso. É um jogo de estratégia online, que mistura elementos de RPG em sua jogabilidade. Um aspecto bastante interessante e relevante para o jogo é o desenvolvimento de um império poderoso governado pelo jogador. Isto tudo se dá em tempo real, e a pesquisa e desenvolvimento de armas, naves e novas estruturas é um processo contínuo, em um mundo online persistente.

Um mundo que permanece funcionando

Isso significa que este game não precisa do jogador para funcionar: basta dar as ordens de desenvolvimento para seu império, ou mandar uma frota de naves para defender um planeta ou setor galáctico, e então o jogo permanece funcionando conforme as ordens dadas, mesmo que o jogador não esteja online. É um sistema interessante e que elimina por completo o cansativo processo de treinamento e evolução de personagem presente na maior parte dos jogos online de hoje.

O game se passa no espaço sideral, em um futuro distante no qual a raça humana extinguiu a si mesma, através de guerras e utilização de armas de altíssimo poder. Eventualmente, os seres humanos chegaram a um ponto de degeneração, que só podem sobreviver acoplados a máquinas, chamadas S.E.C.C.T.S. O jogador tem a opção de utilizar um destes sobreviventes, ou os místicos comerciantes da raça Grogg.

O game segue nos passos de Sins of a Solar Empire, no que diz respeito à mecânica do jogo. O jogador começa com um planeta em um sistema solar, e eventualmente evolui a ponto de dominar um setor galáctico com um poderoso império, movido a tecnologias de altíssimo desenvolvimento e naves equipadas com as melhores armas e propulsões disponíveis. O objetivo principal é adquirir recursos, explorar o espaço ao redor do império, expandir suas operações e exterminar seus inimigos.

O visual é bastante adequado para o estilo do jogo, e os planos de fundo espaciais são detalhados e adequadamente vazios, proporcionando uma sensação muito forte de vácuo, de necessidade de expansão.  Isso, aliado à facilidade de construção de novas estruturas, garante que os jogadores serão tão expansivos quanto o game parece sugerir. O jogo lembra EVE Online, na sua organização, ambientação e no seu estilo de mundo persistente.

O som do jogo é bastante interessante, com uma trilha sonora de alta qualidade e efeitos sonoros bastante adequados para as unidades. Fica bastante claro que, mesmo sendo uma produção com um orçamento relativamente baixo, este jogo é fruto de desenvolvedores competentes, que conhecem bem o seu trabalho. 

 

 

Com as possibilidades oferecidas pelo seu foco estratégico bastante forte e amplo, e com o ambiente empolgante e atraente fornecido pelo som e pelos visuais belos e minimalistas, este é um jogo para os jogadores mais exigentes. O sistema de mundo online persistente garante que o jogador não precisa perder horas e horas para evoluir, e torna Celetania um jogo interessante, original e bastante inteligente.

Nossa Opinião sobre o Celetania

Este é um excelente game, com um estilo muito interessante, que lembra bastante outros jogos mais estratégicos e pensativos do gênero, como Sins of a Solar Empire, ou Homeworld. É um game muito inteligente, que incorpora um universo persistente bastante dinâmico e interessante. O espaço disponível para os jogadores é absolutamente imenso, e a variedade de ambientes e planetas dá uma dimensão estratégica interessante ao jogo.

O maior problema do jogo é o fato do passo dele ser muito lento. A produção de unidades exige, por exemplo, uma fábrica de peças onde as naves possam ser montadas. O problema é que o jogador leva cinco horas, no mundo real, para pesquisar a criação deste tipo de estrutura. Após isso, mais alguns minutos passam até ser finalmente possível produzir uma nave espacial, para colonizar e combater.

Este passo extremamente lento é praticamente uma garantia de que jogadores que gostam de ação devem passar bem longe deste jogo. Mas, aqueles que gostam de estratégia complexa, profunda e inteligente, assim como disponível em games como EVE Online, Celetania é uma opção interessante e que, graças ao seu interessante sistema de mundo persistente, não vai ocupar muitas horas de seu dia.

Prós & Contras

Prós

  • Mundo persistente
  • Belos gráficos
  • Grandes possibilidades

Contras

  • Complexo
  • Gratuito por tempo limitado

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Celetania

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação