Logo Courier-IMap Ícone

Courier-IMap

Versão 4.10.0 Grátis
2.83 MB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 13/02/2012 Double Precision, Inc.

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Servidor de rede que implementa o protocolo IMAP e funciona de maneira escalar

Courier-IMAP é um basicamente um servidor IMAP, que possui como principais características a velocidade e a escabilidade. Através dele, é possível  gerenciar milhares de contas de emails ao mesmo tempo, sendo bastante útil para administradores que desejam possuir este serviço em suas redes.

O que é IMAP?

IMAP é a sigla de Internet Message Access Protocol, que por sua vez define um protocolo em nível de aplicação que determina as regras utilizadas para o envio e recebimento de emails. Em outras palavras, toda a comunição de emails existente na Internet deve seguir o IMAP. Conseqüentemente, um servidor IMAP é uma máquina que contém uma implementação deste protocolo.

Funcionalidade concorrente

Courier-IMAP possui integração com POP3,  podendo funcionar de forma escalar, ou seja, vários servições em paralelo ao mesmo tempo. Neste caso, cada cliente teria hospedada sua conta um único servidor, sempre se conectando nele quando necessário. As contas de emails podem ser movidas entre os vários servidores Courier-IMAP da rede. 

Courier Mail Server

Este servidor IMAP já é incluso no Courier Mail Server, caso você já o possua. Entretanto, o Courier-IMAP pode ser usado com outros servidores, como o o Qmail, Exim, ou Postfix. Portanto, se o Courier Mail Server já estiver instalado em seu computador, você não precisará instalar o Courier-IMAP.

Procedimentos de Instalação

Este pacote está no formato código fonte, portanto, é necessário sua compilação. Na maioria dos programas, após baixar e descompactar o arquivo, o seguinte processo já é suficiente:

 $ ./configure
 $ make
 $ make check    
 $ sudo make install    
 $ sudo make install-configure  

Entretanto, caso esse processo não funcione, uma boa alternativa é procurar informações em arquivos que possuem nomes como “LEIAME”, “README”, “INSTALAÇÃO” ou “INSTALL”, dentro do pacote descompactado

Dependências do Programa:

  • Compilador C++  (normalmente já no sistema)
  • The GNU make (normalmente já no sistema)
  • GDBM/DB
  • The Courier authentication library

 

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Courier-IMap

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação