Logo CPU-G Ícone

CPU-G

Versão 0.9.0 Grátis
178 KB
Funciona em: Linux
X11/Gnome
Adicionado em : 24/01/2011 Fotis Tsami
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Felipe Miguel Jorge Arruda
Não tem certeza sobre o hardware de um computador? Não se preocupe: o CPU-G levanta essas informações para você

O CPU-G é um software para Linux que coleta e exibe informações sobre o hardware da máquina em que ele está sendo executado. Desenvolvido com a linguagem de programação Python e usando os recursos do toolkit gráfico GTK, o software descreve detalhes do processador, placa-mãe, memória RAM e outros aspectos gerais sobre o sistema.

Fazer um levantamento dos equipamentos e do hardware de uma empresa, por exemplo, é uma das tarefas que um bom administrado de sistemas precisa estar apto a desempenhar. E embora a maior parte dos administradores recorra normalmente ao diretório “/proc”, pode ser uma boa esquecer a linha de comando e desfrutar um pouco das facilidades da interface gráfica.

A utilização do software não poderia ser mais simples. Depois de instalado, basta executá-lo a partir do menu Aplicativos > Ferramentas de sistema > CPU-G.

Informações sobre o CPU

Na única janela do software, o usuário encontra quatro abas, contendo informações sobre o processador (“Processor”), a placa-mãe (“Motherboard”), a memória RAM (“RAM”), e a versão do kernel, do compilador GCC e de outras características do sistema (“System”). Com isso, basta copiar e colar os dados, usando-os da maneira mais proveitosa possível.

A última guia, “About”, contém apenas as informações de copyright e versão do programa.

Nossa Opinião sobre o CPU-G

O CPU-G é uma ferramenta útil e de interface bastante simples, contendo apenas o essencial. Importante para o trabalho de administradores, o programa também pode agradar o público mais iniciante, que ainda não sabe como extrair as informações do diretório /proc.

A instalação é tranquila e não requer nenhuma dependência incomum. O software só perde ponto na falta de internacionalização, já que a tradução para o português e outras línguas ainda não estão disponíveis.

Prós & Contras

Prós

  • Pequeno e simples

Contras

  • Não está disponível em português

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o CPU-G

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação