Logo Cryptkeeper Ícone

Cryptkeeper

Versão 0.9.5 Grátis
217 KB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 20/10/2009 Tom Morton

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Ferramenta que adiciona segurança ao seu computador, protegendo pastas importantes com senhas

Cryptkeeper é uma ferramenta desenvolvida para reforçar a segurança no seu computador, atribuindo senhas aos seus arquivos. O programa fica armazenado na barra de tarefas, sendo acessado a qualquer momento com apenas por um clique.

Encriptação de Pastas

O Sistema operacional Linux por natureza já possui um sistema eficiente de atribuição de permissões, restringindo que pastas sejam visualizadas somente por usuários autorizados. Contudo, caso sua senha de root seja descoberta, o invasor pode realizar qualquer tarefa em seu PC.

Para caso como esses, o uso de Cryptkeeper é bastante interessante, pois permite que pastas sejam encriptadas, as quais necessitam de uma senha especial para o acesso, diferente da utilizada pelo sistema. Deste modo, o seu computador estará com o dobro da segurança normal.

Mudando o status de uma pasta encriptada


A princípio, as informações todas as pastas encriptadas com senhas ficam armazenadas na barra de tarefas, onde é possível abrir ou fechar qualquer diretório do sistema. Ao clicar sobre um caminho qualquer, o programa oferece três opções: “Change Password”, “Informations” e “Delete Folder”.

Sua primeira opção, “Change Password”, se refere a troca de senha que protege o diretório. Por sua vez, a “Informations” exibe suas principais informações. Finalmente, “Delete Folder” permite que  uma pasta seja excluída.

Procedimentos de Instalação

A princípio, é possível instalar Cryptkeeper de três maneira distintas, por binário, script ou código fonte. Caso você possua um distribuição baseada em .DEB (Debian, Ubuntu e seus derivados), baixe o pacote e instale o programa com um duplo clique.

Nos outros casos, efetue o download de pacote .TAR.GZ, descompactando-o no local de sua preferência. Depois de entrar no diretório resultante, tente instalá-lo através do script incluído:

$ sudo chmod u+x install-sh
$ ./install-sh


Se por algum motivo a instalação não for bem sucedida, compile o código fonte com os seguintes comandos:

$ ./configure
$ make
$ sudo make install

Prós & Contras

Prós

Contras

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Cryptkeeper

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação