Logo Cuberok Ícone

Cuberok

Versão 0.0.11 Grátis
739 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Adicionado em : 18/09/2009 Vasiliy Makarov
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Adriel Kotviski
Player de música versátil que permite organizar rapidamente toda a biblioteca de música do computador

Não é muito fácil encontrar um programa que ao mesmo tempo em que sirva como um player de música versátil, também permita gerenciar facilmente todas as músicas do computador. Ou somos obrigados a utilizar um conjunto de softwares focados exclusivamente em uma das tarefas propostas, ou nos vemos presos a alternativas que realizam estas funções de forma bastante lenta, consumindo diversos recursos úteis do computador.

O Cuberok é uma boa alternativa para quem está cansado de utilizar players que prometem realizar diversas funções, mas que só resultam em dor de cabeça ao usuário. Além de consumir poucos recursos do computador, o programa permite organizar facilmente toda a coleção de música do computador, atribuindo imagens aos diferentes estilos musicais, bandas e discos presentes no disco rígido.

Interface do programa

A interface utilizada é bastante simples, permitindo que o usuário localize facilmente todas as funções disponíveis. Ao executar o programa pela primeira vez, será preciso localizar a pasta que servirá como referência para o Cuberok criar a biblioteca de artistas e músicas disponíveis para reprodução. No lado esquerdo da janela principal são exibidas diversas abas, permitindo o acesso rápido às músicas registradas, serviços online e pastas vigiadas pelo programa.

Serviços online completos

O destaque do Cuberok está na integração com diversos serviços online, permitindo uma experiência de uso bastante cômoda para qualquer tipo de usuário. O programa possui acesso ao banco de dados do Last.fm, permitindo fazer o registro de todas as músicas tocadas no computador sem a necessidade de baixar algum programa completar para fazer isto.

Outra opção interessante é a possibilidade de baixar a arte de discos através do Last.fm, bastando simplesmente clicar em um botão para que isto aconteça. Outra alternativa é atribuir fotos para cada artista da coleção, algo que não adiciona muito em termos de organização, mas deixa a biblioteca de músicas com uma cara mais bonita.

Para aqueles que precisam saber tudo sobre determinado artista ou música, o Cuberok permite acessar facilmente dados sobre os artistas e álbuns reproduzidos, contanto que elas estejam disponíveis no banco de dados do Last.fm. Quem não dispensa acompanhar cantando as canções que escuta tem a opção de acessar um banco de dados online exibindo as letras correspondentes a cada faixa executada.

 

Editor de tags e outros recursos

Como é padrão nos players mais completos disponíveis atualmente, o Cuberok possui um editor de tags integrado, possibilitando que o usuário edite livremente detalhes como nome de artistas e faixas, ano de lançamento, além de atribuir notas. Infelizmente, neste ponto o programa peca pela falta de suporte a um sistema que baixe os dados online, algo que deveria ser obrigatório levando em conta as demais funcionalidades presentes.

Para quem procura novos estilos musicais ou bandas, é possível acessar toda a livraria dos sites MagnaTune e Jamendo, que disponibilizam a reprodução de áudio por streaming. As diversas faixas disponíveis estão organizadas por estilos e bandas, bastando clicar duas vezes em cima do artista desejado para incluir álbuns inteiros à lista de reprodução atual.

 

Instalação

O pacote que está disposto no link principal para download é no formato DEB, o que significa que se você utiliza Ubuntu, Debian, Mint Linux ou alguma outra distribuição que trabalhe ou possa trabalhar dom o Gdebi, a instalação é fácil e descomplicada. Basta apenas abrir o arquivo e clicar em “Instalar pacote” para realizar a instalação, resolvendo automaticamente possíveis dependências.

Se este não for o seu caso, então você deve realizar o download do pacote que contém o código-fonte e compilar o programa. Clique aqui para realizar o download.

Obs: Caso você utilize o Debian e encontre algum problema com o pacote de instalação disponibilizado no link principal, experimente utilizar este pacote para Debian.

Nossa Opinião sobre o Cuberok

O Cuberok é uma ótima opção para quem procura um player de áudio bastante versátil, capaz de organizar facilmente coleções de música extensas. O destaque fica com a integração ao sistema do Last.fm, que permite baixar facilmente fotos de bandas e a arte de capa dos álbuns reproduzidos.

A possibilidade de obter informações completas sobre cada artista e baixar a letra de cada música são adições interessantes, que tornam a utilização do player bastante cômoda para qualquer tipo de usuário. Infelizmente, faltou cuidado no editor de tags, que obriga o usuário a inserir manualmente todos os dados que deseja alterar.

Prós & Contras

Prós

Contras

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Cuberok

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação