Logo Dasher Ícone

Dasher

Versão 4.10.1-1 Grátis
52 KB
Funciona em: Linux
X11
Adicionado em : 07/01/2010 The Dasher Project
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Daniele Starck
Um programa desenvolvido para permitir que o usuário escreva sem usar o teclado

Dasher é um programa criado para Linux pensando na questão importante da acessibilidade. Através dele é possível escrever sem o uso do teclado. Seu sistema permite a criação de textos completos utilizando o mouse.

Como utilizar

O funcionamento do Dasher não é tão simples à primeira vista, mas sua lógica é interessante. Ao apontar para uma determinada letra ela se aproxima. Passe por ela com a mira central e ela aparece na caixa de texto criando uma cor especifica a sua volta. Siga dentro desta cor para a próxima letra desejada.
 Interface.
Para fazer uma correção, basta sair da cor da letra que escolheu. Assim, você pode apagá-la e escolher outra. A sequência é sempre da direita para a esquerda. Ao se aproximar dos caracteres é possível visualizar letras, numerais e acentos. Para dar espaço, escolha o quadrado em branco. O programa oferece inúmeras opções de idiomas.

Acessibilidade é a palavra chave do Dasher, mais uma ferramenta desenvolvida para aumentar a inclusão digital, sendo muito útil para usuários que possuem algum tipo de deficiência que prejudique a utilização do teclado.

Nossa Opinião sobre o Dasher

A princípio, Dasher é um programa complicado de se utilizar. Sua interface, apesar de simplificada, não nos diz muito sobre como o programa funciona. Foi necessário acessar o menu Ajuda para compreender melhor seu sistema e só então o que pareceu algo muito complicado provou ser, na verdade, bem efetivo.

O programa oferece muitas opções de idioma, inclusive português, mas tem a opção de reconhecimento automático, alterando o idioma de acordo com a escrita. Além disso, o Dasher oferece indicações das palavras mais comuns, apontando a letra seguinte mais provável com uma caixa de cor maior a sua volta.

Prós & Contras

Prós

  • Sistema de escolha de eltras efetivo.

Contras

  • A princípio complicado demais.
  • Um pouco lento para escolher as letras.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Dasher

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação