Logo digiKam Ícone

digiKam

Versão 4.5.0 Grátis
64.55 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Atualizado em : 17/11/2014 digiKam Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Adriel Kotviski
Organize, visualize e edite suas fotos com um programa simples e prático, com vários plugins e muitas opções

O digiKam é uma suíte de aplicativos para organização, edição e visualização de imagens. O programa é desenvolvido para o ambiente gráfico KDE, porém, desde que você instale as dependências (as quais são resolvidas automaticamente com o pacote DEB) ele funciona normalmente no Gnome.

O aplicativo possui métodos de organização muito úteis. Ele permite que você faça uso de pastas e/ou tags nas imagens. Assim, você buscar tags desejadas e encontrar facilmente as imagens que procura. É possível também organizar as fotos por data e exibi-las cronologicamente.

Uma função muito interessante é a busca por imagens semelhantes, por meio de “fingerprints” (do inglês, “impressões digitais”) das imagens. Basta você clicar com o botão direito sobre a imagem desejada e em seguida selecionar a opção “find similar”.

Por padrão, a pasta onde ele busca imagens fica em /home/usuario/imagens, porém é possível adicionar outras para a coleção. Para fazer isso, clique no menu "Settings" e selecione "Configure digiKam". Em seguida, clique em "Add collection" e selecione a pasta onde se encontram demais fotos que você deseja adicionar à coleção.

O programa também permite que você adicione câmeras para assim transferir as imagens para seu computador de forma mais rápida é prática. Adicione uma câmera seguindo o caminho Import > Cameras (add) > Add Camera. Em seguida, clique em “Auto Detect” para que a câmera seja detectada automaticamente.

O digiKam possui ainda opções para edição de imagens. O editor é simples, mas bem eficaz. Possui vários plugins que podem ajudar na correção de imagens, sem a necessidade de muito trabalho, além de efeitos especiais e filtros.

Um exemplo de plugin muito útil é o que auxilia na correção de olhos vermelhos. Outro interessante é o que corrige o alinhamento horizontal das fotos.

Instalação

O pacote disponível para download é no formato DEB, portanto, distribuições Debian ou que sejam baseadas nela (como é o caso do Ubuntu) instalam o programa sem grande trabalho. Basta você abrir o arquivo digikam_0.10.0-1ubuntu3_i386.deb e clicar em “Instalar pacote”. As dependências serão resolvidas automaticamente.

Nossa Opinião sobre o digiKam

O digiKam é um programa muito útil para quem pretende organizar suas fotos. Ele não é pesado, possui várias opções para organização e ainda conta com um editor de imagens, o qual é simples porém muito prático.

Seu editor dispõe de vários plugins, filtros e efeitos gráficos que auxiliam usuários com menos experiência. O digikamp pode ser equiparado a programas de empresas grandes, como o Adobe Photo Album.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o digiKam

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação