Logo DOSBox Ícone

DOSBox

Versão 0.74.1 Grátis
1.19 MB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 12/09/2012 DOSbox Crew
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Ótimo emulador que possui a função de rodar os jogos do sistema operacional MS-DOS

DOSBox é um emulador do sistema operacional MS-DOS, voltado para a emulação de jogos. Através dele  é possível  jogar seus  games favoritos do tempo de infância.

Relembre os jogos do MS-DOS

Até meados dos 90, o MS-DOS era uma dos sistemas operacionais mais potentes para jogos da época, pois oferecia uma capacidade de aproveitar o desempenho de hardware de forma mais eficiente que o Windows e o Linux. Conseqüentemente, os grandes títulos eram lançados para rodar sobre as bibliotecas base do sistema MS-DOS.

Em aproximadamente nos anos de 1996-1997, outras bibliotecas gráficas, como o Directx(Windows), SDL e o OpenGl acabaram ganhando mais espaço na indústria de games, por atingirem um desempenho superior ao atingido pelo MS-DOS. A partir daí, os jogos pararam de serem fabricados para este sistema operacional.

Especificamente no Linux, poucos dos jogos do MS-DOS foram reescritos em outras bibliotecas, sendo que a grande maioria deles necessitam de um emulador, como o DOSbox, para serem executados.

Executando jogos no DosBox

Para executar jogos no DosBox, o primeiro passo consiste em baixá-los da Internet.  Logo após, é necessário abir o emulador e no prompt resultante digitar o seguinte comando:

mount <diretório do executável do jogo>

Ondedeve ser uma letra entre C até W, comrrespondente ao modo como as partições eram identificadas no MS-DOS. O diretório do executável do jogo deve ser o local onde está localizado o binário .EXE em seu HD.

Por exemplo, caso o game que você queira jogar esteja na pasta /home/usr/jogoteste, o comando ficaria da seguinte maneira:
mount C /home/usr/jogoteste

A lista de jogos atualmente suportada pelo DOSBox pode ser conferida no seguinte link.

Dependência:

DOSBox foi escrito sobre a biblioteca SDL, necessitando que ela esteja instalada no sistema para que o procedimento de instalação aconteça corretamente.

Nossa Opinião sobre o DOSBox

DOSBox é um ótimo programa para a emulação de jogos para o MS-DOS, suportando os principais títulos lançados para esse sistema operacional. Seus recursos gráficos e de áudio são suportados com eficiência na maioria dos games, possibilitando uma ótima experiência para o usuário.

O processo de instalação e execução de um jogo pode ser um pouco complicado no começo, mas nada que o usuário não pegue a prática depois de algumas tentativas. Portanto, o DOSBox cumpre bem o seu propósito, valendo a pena ser baixado.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o DOSBox

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação