Logo DraftSight Ícone

DraftSight

Versão Beta 1 Grátis
67.19 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Atualizado em : 07/04/2011 Dassault Systèmes

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

André Luiz Cavanha
Transporte seus projetos para este CAD que aceita desenhos bidimensionais e oferece ferramentas intuitivas para criação

DraftSight é um aplicativo para usuários que buscam por uma solução gratuita em CAD. Fornecendo um ambiente amplo para a criação de projetos bidimensionais, o programa vem para conquistar os estudantes e profissionais que não se adaptam com outros softwares congêneres.

Com interface bem organizada, tradução para o português e uma ampla variedade de ferramentas, o DraftSight pode ser o software perfeito para você criar transportar seus projetos do papel para o PC. Além disso, a compatibilidade com arquivos no formato DWG torna o aplicativo muito versátil, visto que é possível trabalhar em conjunto com usuários que utilizem o AutoCAD.

Ative o produto

Apesar de ser totalmente gratuito, a desenvolvedora do DraftSight exige uma ativação do produto. Para realiza-la é muito simples, basta informar seu endereço de email em uma janela que é aberta antes da inicialização do programa. Você não precisa realizar esta ativação nos primeiros 30 dias. Entretanto, após este período deverá efetuá-la para continuar usufruindo dos recursos do DraftSight.

Ferramentas de fácil acesso

Assim como outros aplicativos CAD, o DraftSight também possui uma vasta quantidade de ferramentas na interface principal. O usuário pode começar a desenhar utilizando as principais formas geométrica e recursos de construção disponíveis no menu lateral esquerdo. Para usar uma ferramenta é preciso clicar sobre ela e então clicar no ambiente de trabalho. Depois basta definir o tamanho e direção da figura. Com um outro clique você finaliza a criação do objeto.

Ao lado direito estão disponíveis ferramentas de edição, as quais possibilitam que você apague, rotacione, estenda, solde, altere a escala e muito mais. A maioria destes recursos funciona de forma intuitiva, bastando que você selecione um objeto existente e então clique sobre ela. Para que o objeto sofra as alterações você deverá clicar novamente sobre ele, para que a ferramenta possa realizar a modificação.

Para quem busca por opções que não estejam presentes nos atalhos laterais, uma busca nos menus principais pode fazer toda a diferença. O DraftSight traz muitos recursos para você personalizar seus projetos e torna-los ainda mais bonitos para apresentar aos seus clientes. E com a adição de alguns textos e links é possível deixar o trabalho muito mais completo.

O modelo aplicável nas folhas

O DraftSight é um software que vem para facilitar a vida dos projetistas. O programa traz guias que separam o modelo básico do projeto das folhas com versões finais do desenho. Esta funcionalidade é interessante para quem precisa usar objetos básicos em diversos projetos, ou quem sabe, aproveitar uma estrutura para realizar diferentes desenhos num mesmo projeto.

Modelo e folhas do projeto

O modelo base dos projetos possui um fundo preto. Nesta área você pode adicionar quaisquer objetos e realizar diversas alterações, as quais vão sobrepor o plano de fundo das folhas do projeto (Sheet 1 e Sheet 2). Todavia, ao realizar modificações nas folhas, elas não serão gravadas no modelo e, nem mesmo, uma vai interferir na outra.

Nossa Opinião sobre o DraftSight

Definitivamente o DraftSight é um software muito fácil de usar, ao menos em nossos testes não tivemos dificuldade para produzir alguns projetos básicos. Durante nossa análise o programa mostrou-se estável e obedeceu a todos os comandos. Infelizmente, o DraftSight não é um programa muito leve, e pode ultrapassar os 200 MB de memória ocupada com apenas um projeto aberto.

A utilização do processador oscila conforme a adição e edição de itens no projeto. No geral, notamos que o programa dificilmente sobrecarrega a CPU, gerando um uso de aproximadamente 15%. Vale salientar, no entanto, que usamos um processador de quatro núcleos em nossos testes, portanto em modelos single e dual-core a carga pode aumentar.

Apesar de muitas ferramentas serem intuitivas, algumas não funcionaram como esperávamos. Evidentemente, o problema não estava no aplicativo, pois posteriormente consultamos o manual e observamos que determinadas ferramentas requerem a utilização de algumas teclas de atalho ou de outras formas para poderem ser complementadas. Detalhe: caso você fique perdido, pode observar a caixa de mensagens na parte inferior do aplicativo.

A interface do programa não é tão bonita como a dos softwares da Microsoft, por exemplo, todavia a simplicidade dela permitiu que encontrássemos todos os recursos com facilidade. A presença de uma folha modelo e outras para a criação do projeto é um detalhe muito interessante do DraftSight, pois pode ser muito interessante para profissionais que realizam muitos projetos e diversas variações do mesmo desenho.

O DraftSight superou nossas expectativas, todavia por se tratar de um aplicativo CAD, ele só é recomendado para usuários que necessitem de funções específicas presentes em programas do gênero.

Prós & Contras

Prós

  • Gratuito
  • Disponível em português
  • Ferramentas fáceis de usar

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o DraftSight

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação