Logo Element Ícone

Element

Versão 1.4 Grátis
610.35 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Adicionado em : 14/01/2011 Element Software
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Elaine Martins
Distribuição Linux enxuta desenvolvida especialmente para ser utilizada com central multimídia

Element é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu 9.10 e que foi desenvolvida principalmente para ser utilizada como central multimídia. Instalada ou rodando diretamente do Live CD, esta versão do sistema operacional do pinguim tem tudo para agradar todos os tipos de usuários.

Como o Element foi desenvolvido com base no famoso Ubuntu, todos os aplicativos e comandos utilizados no sistema de origem. Isso significa que se o usuário digitar no Terminal o comando “sudo apt-get update”, por exemplo, ele funcionará sem problema algum.

Instalação e primeiro login

Para instalar o Element em seu computador é necessário primeiro iniciar o sistema pelo Live CD. Depois de fazer o download e gravar a imagem ISO baixada em um CD ou DVD basta reiniciar o computador com a mídia dentro do leitor ótico.

Assim que o carregamento do sistema pelo CD estiver concluído, uma tela de login será exibida. Para o primeiro acesso, utilize “element” para o nome do usuário. Quando aparecer o campo “Password” basta pressionar a tecla “Enter” do teclado e aguardar até que o SO esteja pronto para uso.

Tela de login

Uma vez que as tudo tenha sido carregado, acesse o diretório “Home Folder” e localize o arquivo “INSTALL ELEMENT”, o qual é responsável pela instalação do sistema no disco rígido do computador.

Agora basta seguir as dicas e instruções presentes no guia de instalação, que é muito parecido com o do Ubuntu e aguardar até que todos os arquivos e informações sejam copiados para o HD. Vale lembrar que o processo de instalação do Element pode levar algum tempo.

O sistema

Interface

Uma das diferenças mais notáveis entre o Element e seu sistema de origem está na interface gráfica. A nova distribuição do Linux exibe uma barra de ferramentas bem ao centro da Área de trabalho, a qual contém atalhos para os principais aplicativos e ferramentas do sistema.

Além disso, é possível notar várias modificações nos painéis superior e inferior. O primeiro traz ícones maiores, com o relógio posicionado ao centro. O segundo painel, por sua vez, foi dividido em dois, cada um exibido em um dos cantos da tela.

A interface do sistema

Todas as alterações na interface do sistema têm como objetivo tornar o acesso às ferramentas e aos aplicativos ainda mais fácil, já que o objetivo desta distribuição é ser utilizada como central multimídia.

Recursos e opções

Como citado anteriormente, o Element traz a maioria dos recursos e dos aplicativos presentes no Ubuntu (distribuição na qual o sistema foi baseado). Embora sejam exibidos de maneira bem diferente no menu principal do sistema, o usuário encontra no Element opções como a Central de Aplicativos e o Synaptic, além de todos os jogos e principais ferramentas.

Uma das características mais interessantes do Element é o fato de ele vir com diversas aplicações para gerenciamento de vídeos, músicas e imagens. O principal programa do gênero é o XBMC, mas nada impede que o usuário baixe e instale outras aplicações.

O XBMC em execução

Além disso, esta distribuição também possui opções de acesso rápido a portais de vídeo, como o YouTube e o Hulu, e visualizadores de imagem como o Cooliris. Caso o usuário queira baixar outros aplicativos, no site do próprio desenvolvedor do sistema é possível encontrar algumas sugestões de programas que melhor se adaptam ao Element.

Nossa Opinião sobre o Element

Não há como negar que a ideia do Element é muito boa. Ter um sistema operacional inteiro adaptado para ser uma central de multimídia é o que muitos usuários estavam esperando para centralizar vídeos, imagens e músicas em um só lugar.

A interface apresentada por esta distribuição Linux é bem intuitiva, pois exibe as principais opções e ferramentas do sistema em uma única barra de ferramentas, a qual é exibida na Área de trabalho. Os ícones bem destacados nas janelas também facilitam a vida dos usuários na hora de encontrar o que desejam.

Embora com um visual bem diferente, as ferramentas e os recursos oferecidos pelo Element são os mesmo encontrados no Ubuntu. Dessa forma os usuários não devem encontrar dificuldade na utilização da nova distribuição do sistema operacional do pinguim.

Prós & Contras

Prós

  • Instalação descomplicada.
  • Possui tradução para o português.
  • Recursos e ferramentas facilmente acessível.
  • Pode ser instalado com outro sistema operacional no disco.
  • Diversos aplicativos e recursos para multimídia.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Element

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação