Logo eMount Ícone

eMount

Versão 0.11.3 Grátis
277 KB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 13/09/2011 Aqueio
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Hiroshi Watanabe
Crie discos virtuais protegidos com criptografia

O eMount é um utilitário que permite a criação de volumes virtuais criptografados . O usuário pode editar diversas propriedades do disco, como permissões, tamanho, local de criação e tipo de formatação.

Criando o disco virtual

Para criar um novo disco, basta utilizar a opção “New” (Novo) no meu “File” (Arquivo). O usuário pode escolher entre as opções: “Plain Disk Image” (Imagem de disco simples), “Encrypted Disk Image” (Imagem de disco criptografado) e “Ecrypted Partition” (Partição criptografada).

eMount - Imagem 1 do software

Durante a criação do volume, é possível definir o local de montagem do disco na opção “Save As”, nomear a unidade virtual em “Volume Label” e determinar o tamanho da imagem em megabytes “Volume Size”.

A opção “File System” (Sistema de Arquivos), permite escolher qual a formatação que será usada no disco virtual, as opções disponíveis são: EXT2, EXT3, EXT4, FAT16, FAT32 e NTFS. Além disso, as funções “Full” (Completo) e “Compact” (Compacto) determinam se o volume será armazenado de forma integral ou compactado, respectivamente.

eMount - Imagem 2 do software

Tanto durante a criação do volume quanto após o processo, o usuário pode alterar as permissões do drive virtual. Em “Set Ownership & Permissions” (Configurar Propriedade e Permissões), pode-se definir os parâmetros para “Owner” (Proprietário), “Group” (Grupo) e “Other” (Outros).

eMount - Imagem 3 do software

Segurança

O eMount disponibiliza duas formas de senhas para acessar o drive virtual: a primeira é a “Use Password to Secure Volume” (Usar senha para proteger o volume), que aplica uma senha comum sobre a imagem de disco; A segunda é a “Use Key File to Secure Volume” (Usar arquivo-chave para proteger o volume), que cria um arquivo para funcionar como chave da criptografia e permitir o acesso ao conteúdo da unidade.

Nossa Opinião sobre o eMount

O eMount é um aplicativo interessante por possibilitar a criação de um volume criptografado sem a necessidade de utilizar linhas de comando. Contudo, o programa tem uma interface completamente alienante para o usuário novato, requer conhecimentos técnicos e a criação do disco pode apresentar erros variados.

Durante nossos teste encontramos vários problemas, desde a instalação alternativa (através de linhas de comando)até a montagem do volume, que moveu os arquivos da Área de Trabalho para a Lixeira. Por esses motivos não recomendamos o eMount.

Prós & Contras

Prós

  • Possibilita a criação de volume criptografado sem utilizar linhas de comando

Contras

  • Interface alienante para o usuário novato
  • Requer conhecimentos técnicos para ser operado
  • A criação do disco pode apresentar erros variados

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o eMount

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação