Logo Enlightenment Ícone

Enlightenment

Versão 1.0.11 Grátis
2.15 MB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 05/12/2012 Enlightenment.org
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+4 Avaliações
  • Foto de yan
    yan 6 de novembro de 2010 - 12:15
    10
    Nota Excelente!
    Desde que usei o E17 pela primeira vez me apaixonei pois é muito bonito e cheio de efeitos. o melhor é que ele é muito leve e estável!!! o melhor ambiente gráfico atualmente na minha opinião(sempre gostei do gnome mais esse eu gostei mais ainda :))
  • Foto de Leandro Cavalcante
    Leandro Cavalcante 27 de novembro de 2009 - 23:11
    8
    Nota Ótimo!
    Excelente ambiente gráfico... me lembra bastante o antigo XWindow, só com uma cara muito mais amigável. Porém, acho que utilizar bibliotecas próprias excelente e arriscado, tendo em vista que muitos programas utilizam as bibliotecas QT e GTK. De qualquer forma essas bibliotecas são necessárias, ou seja, além dessas bibliotecas, você terá a Biblioteca EFL instalada no seu computador. Excelente proposta para quem procura o ambiente gráfico que mais gosta.

Descrição

Equipe Baixaki
Dê vida ao seu desktop com este ambiente gráfico cheio de efeitos, incluindo suporte a wallpapers animados

Enlightenment é uma reorganização de estruturas de sistema, dispondo-as de maneira a criar belíssimas aplicações. Foi desenvolvido com o intuito de prover avançadas estruturas gráficas para bibliotecas, ferramentas e aplicativos em geral.

Conhecido também como "E", o Enlightenment é um software livre disponibilizado para o X Window System, suporte a ambientes gráficos em Linux, que pode ser utilizado sozinho ou agregado a outros ambientes gráficos, como Gnome ou o KDE. Possui uma gama muito rica de recursos que são extensíveis e suportam temas e efeitos gráficos avançados sem que haja perda de performance.

Objetivo

A proposta da nova versão do Enlightenment (E17) é trazer um ambiente de trabalho completo, como o Gnome ou KDE, com bibliotecas próprias. Enquanto o KDE e o Gnome usam, respectivamente,  o QT e o GTK2, o E17 usa as chamadas EFLs, sigla para "Enlightenment Foundation Libraries" (bibliotecas base do Enlightenment), que são bem mais leves por sinal. Principalmente pelo fato que uma das propostas dessa nova versão é oferecer um sistema capaz de gerenciar janelas com boa qualidade gráfica mesmo para computadores de configuração menos atuais.

Dê vida ao seu desktop!O E é um ambiente muito diferente dos outros, utilizando um conceito próprio e inovador, talvez inspirado um pouco no fabuloso MacOS. Ele suporta vários temas bem divergentes e uma de suas exclusividades, por exemplo, é o papel de parede animado.

Além de efeitos que impressionam pela sua qualidade e equilíbrio, o E ainda é altamente personalizável. Você pode mudar e adicionar temas, cursores animados, configurar a tela de boas vindas e tudo mais para deixar esse magnífico ambiente a sua cara.

Passado do Enlightenment

Algumas pessoas que conheceram as versões mais antigas do Enlightenment podem achar que não há diferenças entre ele e o Gnome. A verdade é que um dia o Enlightenment foi o gerenciador de janelas padrão do Gnome (que é um ambiente desktop completo), mas foi trocado pelo Sawfish porque era considerado muito pesado. Atualmente o Gnome utiliza o Metacity como gerenciador padrão.


Interface totalmente moderna.


O Metacity é bem integrado ao Gnome, além de ser é bastante simples e estável (por isso, hoje é o padrão), porém não permite grandes efeitos visuais. O Enlightenment possui inúmeros temas. Além disso, possui suporte a backgrounds (que pode ou não ser o mesmo do Gnome), alternador de área de trabalho e lista de janelas que podem ser utilizados de forma independente aos do Gnome. Outra coisa interessante é que se pode passar de um desktop para outro apenas indo com o ponteiro do mouse para a extremidade da tela.

Instalação

O Enlightenment não é um simples programa, ele é um ambiente gráfico dos mais requintados e por esse motivo possui muitas bibliotecas e pacotes extras que precisam ser instalados antes de você poder ver o Enlightenment funcionando em seu computador. Com um pequeno tutorial vamos ajudá-lo a passar por algumas linhas de comando em modo texto sem maiores traumas.

Vamos explicar detalhadamente a instalação no Ubuntu. Este tutorial foi feito para a versão Gutsy Gibbon, mas pode ser utilizado tanto para a Feitsy Fawn quanto para a Hardy Heron.

Para evitar problemas como conflitos entre versões anteriores ou outros, remova do seu computador quaisquer arquivos referentes ao Enlightenment que você possa possuir. Para isso, digite a linha de comando em um terminal:

$ sudo apt-get remove enlightenment enlightenment-data enlightenment-dev enlightenment-dbg e17 e17-devel-extras

Explicando rapidamente, “sudo” significa a requisição de uma tarefa que modificará de alguma forma os arquivos do seu sistema e, por esse motivo, será necessária a confirmação de tal permissão (a sua senha de usuário).

Agora vamos preparar seu computador para a o Enlightenment. Existe um arquivo em seu sistema que guarda os endereços de onde arquivos são baixados, chamados de repositórios. Abra e edite esse arquivo.

$ sudo gedit /etc/apt/sources.list


Agora adicione essas 3 linhas abaixo ao final do arquivo. Salve e feche-o. Para outras versões do Ubuntu, substitua “gutsy” por “feitsy” ou “hardy”.

## Enlightenment Ubuntu ##
deb https://e17.dunnewind.net/ubuntu gutsy e17
deb-src https://e17.dunnewind.net/ubuntu gutsy e17


Feito isso, precisamos baixar e instalar uma chave de segurança em seu sistema.

$ wget https://e17.dunnewind.net/repo_key.asc

$ sudo apt-key add repo_key.asc


Após efetuar mudanças nos repositórios, precisamos atualizar a lista de pacotes disponíveis.

$ sudo apt-get update

Então é só baixar e instalar com um duplo-clique o pacote .DEB, disponível aqui no Baixaki.

Pronto, agora basta que você saia da sua sessão atual e, na janela de início de sessão, mude a opção para Enlightenment.

Nossa Opinião sobre o Enlightenment

Com a constante evolução dos efeitos gráficos, não podemos nos estagnar e continuar com um gerenciador de janelas sem efeito só porque nosso computador não possui um desempenho muito bom. Apresentamos um sistema gestor de janelas de qualidade e que promete impressionar até mesmo aqueles que não gostam muito de ambientes gráficos “enfeitados”.

Apesar de ser um gerenciador de janelas muito agradável aos olhos, peca um pouco com relação à velocidade. Alguns aplicativos se mostraram um pouco mais lentos no Enlightenment do que em outros ambientes gráficos. Mas esse detalhe não tira o brilho desse software que é capaz de dar mais vida ao seu Desktop de uma maneira quase mágica.

Transforme seu desktop!Com múltiplas áreas de trabalho que podem alternar com um simples arrastar de mouse, e sem mencionar o fato de serem totalmente independentes, tanto nos aplicativos como no próprio plano de fundo.

Eventualmente o Enlightenment pode apresentar problemas após a sua instalação. Uma opção para corrigir pode ser cancelar a instalação e recomeçá-la ou, então, verificar se seu driver de vídeo não foi desinstalado.

Apesar de não ser uma versão estável do software, já apresenta muitas qualidades e vantagens. Seus recursos podem dinamizar e proporcionar efeitos muito bem elaborados até mesmo em computadores mais simples. Faça um teste.

 

 

Instalação

No link principal para download do Enlightenment, você encontra um pacote DEB, o qual possui uma instalação descomplicada, mas que só funciona nas distribuições Ubuntu, Debian, e demais variações destas e que possuam o GDebi.

Caso você utilize uma distribuição que não lide com pacotes DEB, clique aqui e veja qual é a versão do pacote que é compatível com a distribuição instalada em seu computador.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Enlightenment

+4 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação