Logo FatRat Ícone

FatRat

Versão 1.1.3 Grátis
15.53 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Atualizado em : 18/04/2011 Lubos Dolezel
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Gerenciador de downloads descomplicado, com a possibilidade de acesso por interface remota

O FatRat é um gerenciador de download para o Linux. Ele foi escrito utilizando a linguagem de programação C++ e a biblioteca Qt 4. O programa utilizou estes recursos de maneira a oferecer mais compatibilidade e flexibilidade para os usuários, visando a disponibilizar um gerenciador simples, prático e funcional.

Interface e funções

A interface do programa é bem simples e traz muita semelhança com aquela adotada por programas P2P (especialmente gerenciadores de torrents). Isso faz com que mesmo os usuários iniciantes não tenham maiores dificuldades com a localização das funções disponíveis. Para utilizá-lo, é simples: comece clicando no botão com forma de um HD e o símbolo de +.

Feito isso, algumas opções são abertas para que você possa escolher a que melhor se encaixa com o desejado. Você pode efetuar a busca de uma legenda (“Subtitles search”), um arquivo de torrent (“Torrent search”), criar um torrent (“Create a torrente”), acessar as ferramentas do RapidShare (“RapidShare tools”), buscar vídeos (“Video fetcher”) e transferência em hash (“File hasher”).

Interface principal do programa

Após escolher uma das opções disponíveis, você deve preencher os quesitos necessários para efetuar a ação selecionada. Escolher um nome para o arquivo que você deseja buscar no campo apropriado, por exemplo. O programa conta com a possibilidade de você montar listas de objetos a serem baixados.

Para isso, clique no botão com o símbolo de “+” na interface do aplicativo. Você também pode fazê-lo pelo menu “Queue” na alternativa “New queue” ou pelo ícone no formato de uma pilha com um símbolo de +. Então, o próximo passo é definir um nome para sua lista e preencher as informações solicitadas pelo programa.

Uma vez pronta a lista, basta adicionar itens da maneira tradicional, como explicado acima. Há uma série de configurações disponíveis no programa, que podem ser acessadas pelo menu “Settings”. Ali, é possível (conforme a opção escolhida) definir as portas a serem usadas, velocidade de download e upload, número máximo de operações por vez, agendamento e auto download, entre outras alternativas.

Buscando um torrent

Entre outras funções, o programa é capaz de efetuar downloads segmentados de HTTP e FTP, upload de FTP, oferece suporte a arquivos do tipo torrent e hash, uploads e downloads do RapidShare, controle por acesso remoto com Jabber ou interface Ajax, busca de legendas, compatibilidade para feeds do tipo RSS, agendador de tarefas, etc..

Nossa Opinião sobre o FatRat

O FatRat é um programa de download que oferece flexibilidade ao usuário, especialmente devido ao fato de ele suportar acesso remoto e funcionar em conjunto com outras interfaces. Se você já teve experiência com aplicativos para o gerenciamento de torrents, não vai encontrar maiores dificuldades para utilizá-lo, pois ele é muito semelhante tanto em aparência quanto na forma de operação.

A função de listas de download oferece uma praticidade a mais, pois você pode organizar vários downloads em sequência, separados em grupos. Dessa forma, é mais fácil definir as prioridades para cada arquivo, além de gerenciar os arquivos de maneira mais limpa: você pode busca-los conforme o local inserido.

No quesito de configurações, ele oferece a possibilidade de você personalizar a maneira com a qual ele executa suas funções. As possibilidades são várias, de maneira que é possível deixa-lo como você gostaria, especialmente na questão de agendamento dos downloads, porta a ser utilizada, quantidade máxima de ações a serem executadas, etc..

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e com formato adotado por outros programas
  • Uso intuitivo
  • Leve e funcional

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o FatRat

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação