Logo Fedena Ícone

Fedena

Versão 2.0 Grátis
6.71 MB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome/Console
Adicionado em : 24/09/2010 Foradian Technologies
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Douglas Ciriaco
Software livre para gerenciamento de instituições de ensino com suporte para cadastro de alunos, professores, notas e muito mais

Fedena é um software livre para gerenciamento amplo de instituições de ensino. Ele deve ser instalado em servidores para que funcione pela internet, podendo ser acessado por alunos e professores.

O Fedena é desenvolvido com a ferramenta Ruby on Rails, um sistema ideal para gerenciamento de banco de dados. O projeto foi mantido em um primeiro momento pela Foradian Technologies, mas teve seu código aberto e agora é mantido pela comunidade de usuários ao redor do mundo.

Amplo gerenciamento

O Fedena permite um gerenciamento amplo de tudo que diz respeito à vida de uma instituição de ensino. É possível cadastrar alunos, criando um perfil individual para cada um deles, bem como grupos de perfis, ideal para dividi-los em turmas, séries etc. O administrador pode armazenar ali informações relacionadas às finanças da instituição e também relacionadas a recursos humanos.

Dados sobre lista de chamada, presença dos alunos de cada turma, provas e notas de alunos também podem ser compartilhados nesta plataforma, servindo também como uma espécie de boletim virtual que pode ser acessado pelos estudantes via internet. Um modo prático e que leva a boa e velha entrega de notas a um nível tecnológico, inserindo de vez a escola no século XXI e na era digital.

Com este projeto de gerenciamento de instituições de ensino, é possível também a elaboração de horários de aula diretamente na web. Um sistema de notícias também está presente no Fedena, outra ferramenta que pode servir de apoio para divulgar os recados e notificações importantes por parte da direção da instituição.

Projeto Fedena

Instalação

A instalação do Fedena é um tanto complicada e não deve ser levada a cabo por leigos. O ideal é  que seja feita por pessoas um pouco mais habituadas com programação ou mesmo um programador,  pois é preciso manipular plataformas de programação e, a partir delas, instalar o Fedena em um servidor.

De qualquer forma, o site oficial do projeto dispõe de um passo a passo intuitivo para a realização da tarefa. Clique aqui e verifique o guia de instalação do Fedena. As informações estão todas em inglês.

Demonstração

Antes de instalar, você pode clicar em demo.projectfedena.org e verificar uma demonstração do projeto. Para realizar o login no serviço, utilize os dados abaixo:

• Conta de administrador – usuário: admin / senha: admin123
• Conta de estudante – usuário: 1 / senha: 1123
• Conta de empregado – usuário: E1 / senha: E1123

Cada conta possui diferentes níveis de permissão. A conta de administrador é acessada por responsáveis pela administração dos dados, ou seja, os professores. Na conta de estudante, você pode verificar dados relacionados à frequência nas aulas, notas e resultados. A conta de empregado é uma plataforma para contatos entre a administração e os demais empregados.

Prós & Contras

Prós

  • Inúmeros recursos
  • Software livre, permite a readaptação para uso específico

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Do mesmo desenvolvedor

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Fedena

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação