Logo Fedora Constantine Ícone

Fedora Constantine

Versão 13 Grátis
3.3 GB
Funciona em: Linux
KDE/Gnome
Atualizado em : 27/05/2010 Fedora Project
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+6 Avaliações
  • Foto de Thiago Santa Rita da Silva
    Thiago Santa Rita da Silva 10 de março de 2010 - 00:33
    10
    Nota Excelente!
    O Fedora é um ótimo sistema para quem nunca utilizou o Linux, pois sua interface é simplificada e também para quem tem um computador com poucos recursos. Ele já configura automaticamente todo o perfil de hardware, sem a necessidade de instalação de drivers.
  • Foto de ghostbiker
    ghostbiker 4 de dezembro de 2008 - 14:39
    2
    Nota Ruim!
    Em versão LiveCD é absurdamente pesado, num P4 3.0 HT com 512 em 10minutos não subiu, num Core2Duo E4400 com 2GB levou quase 5 minutos, os mais antigos ( embora sem a condição de ler/gravar em NTFS ) eram ótimos, só baixe se você for instalar, mesmo.

Descrição

Willian Fonseca
Acaba de sair a nova versão do Fedora, uma das distribuições Linux mais famosas entre os usuários

Fedora é uma das distribuições Linux mais conhecidas atualmente. O sistema operacional já está em sua décima segunda versão e sempre traz inovações a cada seis meses para os usuários. As mudanças são de vários tipos e facilitam a programação e o desenvolvimento do SO.

Lançado pela Red Hat (hoje maior patrocinadora do sistema), o Fedora teve sua primeira versão oficial em março de 2004. Ele é criado e desenvolvido por uma comunidade internacional, fomentada pela iniciativa de uma distribuição de código aberto, livre para todos utilizarem e modificarem sua estrutura, desde que não haja fins lucrativos nisso.

Características

O Fedora traz algumas das características mais conhecidas em versões Linux. Ele é extremamente leve, gratuito, funcional e sem falhas. Os perigos com hackers e vírus também são menores. Como todos sabem, a falta de softwares conhecidos em algumas áreas e games de alto nível são o maior problema de uma distribuição Linux.

Tudo depende da maneira que você utilizará o sistema operacional. Ele é fácil de instalar e utilizar, conta com drivers atuais para diversos componentes e itens de hardware, tradução para o português e diversas outras características que o tornam uma boa alternativa Linux para o seu computador.

Importante

É necessário ter alguns cuidados essenciais antes de instalar o Fedora na máquina. O primeiro deles é escolher a versão do sistema mais compatível com o seu processador. Na tabela abaixo detalhamos os modelos de processador indicados e os links para as versões logo ao lado da lista.


Processadores indicados

Versão do Fedora


Intel - Atom 230, Atom 330, Core 2 Duo, Centrino Core 2 Duo e Xeon;
AMD - Athlon 64, Athlon x2, Sempron64 e Opteron;
Apple - MacBook, MacBook Pro e MacBook Ai


Versão x86_64 (link)
Intel (exceto os modelos listados acima);
AMD (exceto os modelos listados acima);
VIA C3, C7


Versão i386 (link)
Apple Macintosh G3, G4, G5 e PowerBook Versão ppc (link)

Basta clicar nos links corretos para ir à página de download da sua versão. No link de download do Baixaki a versão indicada é a x86_64. Se você está em dúvida quanto ao modelo do seu processador, recomendamos que baixe a versão i386.

Instalação

O download indicado é para um arquivo no formato ISO. Este tipo de situação requer que você grave o conteúdo em um DVD. Para isso é necessário utilizar algum programa especial de gravação, como o Nero ou o Ashampoo. Depois você precisa ir a uma função para gravar ISO ou imagem, os dois nomes mais conhecidos para esse tipo de arquivo. Finalmente, basta fazer o boot na máquina com o DVD gravado para instalar o sistema operacional.

Outras versões

Além da alternativa completa, o Fedora conta com outras opções muito interessantes para os usuários. confira abaixo uma pequena explicação sobre elas. Basta clicar nos nomes das versões para ir às páginas de download.

Live Image - essa é a versão do Fedora que não requer instalação dos componentes no disco rígido do computador. Ela é ótima para diagnosticar problemas no PC (caso ele não ligue corretamente) ou simplesmente testar o sistema operacional antes de instalar a versão completa.

Minimal Boot Media - Se a sua internet é rápida mas você não quer baixar a distribuição inteira, essa alternativa pode ser muito útil. O Fedora fornece imagens com o ambiente mínimo de utilização. Assim que você iniciar o sistema nesse formato, é possível terminá-la diretamente pela internet, o que envolve menos dados do que a instalação mais comum.

Prós & Contras

Prós

Contras

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Fedora Constantine

+6 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação