Logo Free Pascal Ícone

Free Pascal

Versão 2.6.0 Grátis
41.02 MB
Funciona em: Linux
Console
Atualizado em : 11/01/2012 Free Pascal Community
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Ótimo compilador para a linguagem de programação Pascal

Free Pascal é um compilador de programas para a linguagem de programação “Pascal”. Sua principal função é analisar códigos escritos nesta linguagem, e tranformá-los em programas executáveis.

Sobre o Compilador

Basicamente, a função de um compilador é converter códigos fontes em programas executáveis, possibilitando que novos softwares possam ser criados e executados no computador.

O primeiro passo do processo de criação de um programa consiste na escrita do código fonte pelo programador em alguma linguagem (de alto nível), no nosso caso Pascal. Logo em seguida, o compilador analisa o código escrito procurando erros. Caso não seja encontrado nenhum, a conversão do texto para a linguagem da máquina é realizada.

Uma vez na linguagem da máquina, o programa estará pronto para ser executado. Praticamente, todos os programas passam em algum momento por este processo, sendo o processo, na maioria das vezes, oculto ao usuário.

A Linguagem Pascal

A linguagem de programação Pascal foi desenvolvida durante a década de 60, com o intuito de ser bastante fácil e legível para o programador iniciante. Palavras reservadas como “begin”, “end” e “funcion” são bastante auto-explicativas e intuivas, facilitando o processo de aprendizagem.

Outra característica presente nesta linguagem é o alto nível de estruturação e modularidade com que os códigos devem ser escritos. Isso obriga que os usuários tenham um grau menor de liberdade, evitando que diversos erros sejam cometidos.

Apesar de ter sido criada há várias década atrás, o Pascal ainda é usado como linguagem de aprendizado em diversas faculdades existentes no mundo, principalmente nos cursos de Ciência da computação.

Utilizando o FreePascal

Uma vez o FreePascal instalado no sistema, a compilação de programas é bastante simples. Utilizando um terminal, basta executar o seguinte comando:
$fpc nome_do_programa.pas

Onde nome_do_programa é o código fonte a ser compilado, possuindo obrigatoriamente a extensão .PAS ou .P.  O comando produzirá como resultado o arquivo executável. Caso ocorra algum erro, será exibida uma mensagem na tela indicando em qual linha está o problema.

Procedimentos para a instalação:


Nas distribuições que suportam pacotes .DEB e que possuem o gerenciador Gdebi, a instalação deste aplicativo  é muito simples. Basta fazer o download dos arquivos, e em seguida dar um duplo-clique nos pacotes “fp-units-rtl_2.2.0-1_i386.deb” e “fp-compiler_2.2.0-1_i386.deb”, nesta ordem.

Para as demais distribuições é possível converter o pacote com o programa Alien ou compilar o código-fonte.

* O programa também possui um pacote para distribuições que suportam o formato .RPM.

Nossa Opinião sobre o Free Pascal

Para os usuários que desejam aprender a programar, a linguagem Pascal é uma das mais recomendadas atualmente, pela sua simplicidade e facilidade. Seguindo o mesmo intuito, o Free Pascal também é fácil de ser utilizado, sendo o compilador ideal para esta linguagem.

O Pascal não é recomendado para usuários que já possuem experiência em programação, ou que procuram uma linguagem para fim comercial, principalmente pelas suas limitações. Neste caso, linguagens como C, C++, Delphi e Java são mais recomendadas, com seus respectivos compiladores.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Free Pascal

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação