Logo FreeBSD Ícone

FreeBSD

Versão 10.1 Grátis
2.1 GB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Atualizado em : 17/11/2014 The FreeBSD Project
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+2 Avaliações
  • Foto de Imperador
    Imperador 27 de março de 2012 - 00:30
    10
    Nota Excelente!
    FreeBSD é um descendente do Unix assim como o Linux, Porem não é mais uma distribuição do Linux e Sim Um BSD. São Sistemas Operacionais Livres, mas cada um com sua licença: GLP e LGLP (Linux) e BSD (FreeBSD e Outros). =/

Descrição

Elaine Martins
A distribuição Linux mais robusta e estável tem sua nona edição liberada para download

O FreeBSD foi criado em 1993 e surgiu de forma quase acidental. O sistema nasceu de um conjunto de manutenção não-oficial do famoso (na época) 386BSD. Hoje, a distribuição é considerada uma das mais robustas e estáveis, ideal para servidores ou mesmo sistemas de tempo real de pequeno porte.

Depois de algum tempo de espera, o FreeBSD finalmente lançou sua nona edição, com diversas melhorias em relação à versão anterior. Além do novo instalador, agora o sistema de arquivos suporta journaling, ou seja, é possível manter um log (jornal) das mudanças feitas antes de escrevê-las no disco.

 

O que tem de novidade

 

Como citado anteriormente, o FreeBSD traz um novo instalador. A ideia é tornar o processo de instalação mais intuitivo e automático, com várias configurações sendo criadas sem que você precise interferir. Dessa maneira, qualquer pessoa pode adicionar o sistema operacional à sua lista de boot sem maiores dificuldades.

FreeBSD - Imagem 1 do software

O sistema de arquivos ZFS também foi atualizado, bem como os drivers ATA/SATA, que agora suportam AHCI. Melhorias no protocolo TCP/IP do sistema também foram feitos, e as interfaces Gnomes e KDE foram, finalmente, atualizadas para as versões 2.32.1 e 4.7.3, respectivamente.

O Kernel possui uma versão, ainda experimental, de diversas funcionalidades de sandboxing. O framework HAST (Highly Available Storage) foi incorporado ao FreeBSD e a arquitetura PowerPC do sistema agora tem suporte ao PlayStation 3, da Sony.

Como você pode perceber, boa parte das melhorias foram feitas internamente, exceto pela atualização dos ambientes gráficos. Tudo isso tem como objetivo principal trazer ainda mais estabilidade ao sistema operacional e tornar a interface e instalação mais amigáveis para o usuário pouco experiente.

 

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o FreeBSD

+2 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação