Logo Freetype Ícone

Freetype

Versão 2.4.12 Grátis
1.95 MB
Funciona em: Linux
Console
Atualizado em : 21/05/2013 The FreeType Development Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Melhore a aparência das fontes instaladas no seu sistema

Freetype é uma biblioteca de sistema, utilizada para tratar e renderizar fontes. Foi desenvolvida para ser pequena, eficiente e com uma grande capacidade de produção gráfica de alta qualidade.

Principais usos

A biblioteca Freetype pode ser usada como base para bibliotecas gráficas, conversão de fontes, renderização de fontes em imagens e figuras, assim como em diversas aplicações que trabalham com computação gráfica.

Normalmente, a biblioteca é requerida para o correto funcionamento de diversos softwares gráficos atuais que estão no mercado.

Natureza do Freetype


Primeiramente, precisamos definir alguns conceitos importantes para compreender o funcionamento da Freetype. Uma API é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software, para utilização de suas funcionalidades por outros aplicativos. Outro conceito importante é o de alto nível, cujo significado é a abstração do modo que o programa executa na máquina, não rodando diretamente na linguagem do processador.

O Freetype não provém serviços de APIs e funcionalidades de alto nível, como janelas e aplicações gráficas. Na verdade, a biblioteca utiliza recursos de outras APIs para possibilitar o acesso a outros softwares.

A principal função da Freetype é interpretar fontes que estão em linguagem de máquina, e codificá-las para o formato adequado usado pelos outros programas.

Procedimentos de instalação:

A instalação deste programa é feita através de código-fonte, isto é, ele pode ser instalado em qualquer distribuição Linux.

O primeiro passo é fazer o download do código-fonte. Em seguida, descompactar o arquivo com o seguinte comando:

$ tar -xvvzf freetype-2.3.5.tar.gz

Após a etapa acima, dentro do diretório resultante, digite a seqüência de comandos abaixo:

$ sh autogen.sh
$  ./configure
$  make
$  sudo make install
 

Logo após a execução dos comandos, a biblioteca Freetype estará instalada com sucesso no sistema!

Dependências

Para a correta instalação da biblioteca, é necessário que os seguintes pacotes estejam instalados no sistema: Autoconf, Automake e Libtool. Podem ser baixados pelos seguintes sites, respectivamente: 
https://www.gnu.org/software/autoconf/#downloading;
https://ftp.gnu.org/gnu/automake/;
https://www.icewalkers.com/download/libtool/1506/dls/ .

Nossa Opinião sobre o Freetype

Freetype é uma biblioteca bastante utilizada no tratamento de fontes de texto, necessária para a instalação e o correto funcionamento para diversas aplicações que trabalham na área gráfica. Um  ótimo exemplo é o Gnome, que usa a Freetype para obter melhor qualidade na exibição de fontes.     

Como toda biblioteca de sistema, tem uma grande importância para o bom funcionamento dele, sendo a base para muitas outras aplicações poderem operar corretamente. Pois, bibliotecas reúnem trechos de códigos utilizados por diversos programas ao mesmo tempo, facilitando a construção de novas aplicações.
 
Alguns exemplos de softwares que utilizam a Freetype são o Gnome, o Xfree e diversos jogos. Logo recomendamos fortemente a instalação da biblioteca.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Freetype

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação