Logo Frescobaldi Ícone

Frescobaldi

Versão 2.0.15 Grátis
3.52 MB
Funciona em: Linux
X11
Atualizado em : 28/03/2014 Online OCR
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Durval Ramos Junior
Crie e edite partituras de maneira rápida e descomplicada e salve suas músicas em PDF com este incrível programa

Considerada como uma das mais populares de todas as artes, conhecer todos os segredos da música não é algo para qualquer um. Muitos passam a vida inteira estudando-a e mergulham de corpo e alma em sinfonias e réquiens, entre cordas e percussão.

Um dos elementos que mais assusta quem está começando é a complexidade de interpretação de partituras. Quem nunca ficou se perguntando o que significam aquelas linhas e símbolos aparentemente sem sentido?

Se já é complicado compreender o significado desses elementos, o que dizer da criação de cifras e sua representação gráfica? Como fazer para que outras pessoas visualizem em uma folha de papel a sonoridade que você imaginou?

Para quem quer criar partituras, porém não tem a habilidade para posicionar as notas de maneira correta sobre o compasso, Frescobaldi é um programa simples e prático que faz todo o trabalho complicado para você.

Interface do programa

Seu funcionamento é baseado em outro programa bastante popular do Linux, o LilyPond. Caso possua um arquivo gerado por este programa, o Frescobaldi é capaz de editá-lo e gerar novas músicas a partir daquela base.

Como possui uma interface bem simples, sua utilização torna-se ainda mais descomplicada. Ao abrir um arquivo do LilyPond por meio dele, ele exibe todas as cifras separadamente. A partir disso, você tem total liberdade para editá-la, seja para remover as já existentes ou para adicionar novas e criar composições completamente novas.

O melhor de tudo é que você pode visualizar a partitura na mesma tela em que edita o material. Frescobaldi possui um recurso muito útil que divide a janela em duas, o que facilita a visualização e compreensão daquilo que está sendo feito.

Para finalizar, todas as alterações são salvas em um arquivo separado no formato PDF, possibilitando que você imprima-o em qualquer computador, independente de ter o programa instalado ou não.

Nossa Opinião sobre o Frescobaldi

Apesar da facilidade de editar as partituras, Frescobaldi peca ao ser dependente de outro programa. Todas as praticidades e vantagens existentes nele ficam à sombra do LilyPond, que faz praticamente a mesma coisa que ele sem exigir outro aplicativo para isso.

Com exceção desse fato, Frescobaldi traz uma série de opções úteis para quem quer criar composições de maneira simples. Além disso, a visualização da partitura na mesma tela e a utilização de arquivos PDF facilitam a vida do usuário, mas não salvam a eficácia do programa.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar

Contras

  • Depende de outro programa

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Frescobaldi

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação