Logo GBirthday Ícone

GBirthday

Versão 0.6.5 Grátis
52 KB
Funciona em: Linux
X11/KDE/Gnome
Adicionado em : 16/08/2010 A. Mallo, Andreas Bresser, Dernalis e Thomas Spura
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Felipe Miguel Jorge Arruda
Não esqueça mais o aniversário de ninguém

Atire a primeira pedra quem nunca esqueceu o aniversário de um amigo, parente ou colega de trabalho. Sem contar o aniversário da pessoa amada: esquecer esse é briga na certa. Mas para livrar você desses momentos constrangedores existe o GBirthday, um software que exibe um alerta na Área de trabalho sempre que um dos seus contato está perto de completar mais um ano de vida.

O GBirthday pode usar as informações cadastradas no livro de contatos do Evolution, nos eventos do Sunbird, do Iceown, ou então do Lightning, uma extensão que acrescenta um calendário ao Thunderbird/Icedove. Além desses formatos, o aplicativo também pode acessar um banco de dados MySQL ou um simples arquivo CSV (Comma Separated Values).

Nos nossos testes optamos pelo arquivo CSV, nada mais que um arquivo de texto comum com campos ou valores separados por vírgula. A nossa configuração, por exemplo, ficou a seguinte:

  • 2010-08-04, Beltrano
  • 2010-08-20, Ciclano
  • 2010-09-02, Fulano

Depois de salvar o arquivo, clique com o botão direito sobre o ícone do GBirthday e escolha a opção “Preferências”. Basta agora indicar ao programa o caminho do arquivo que você criou e clicar no botão “Save & Close” (Salvar e Sair):

Preferências do GBirthday

Tão logo você salve as configurações o GBirthday já começa a listar os aniversários mais próximos:

Lembrete do GBirthday

Na página do projeto você encontra pacotes para RPM, compatíveis com Red Hat, Fedora, SuSE e outras distribuições que utilizem este formato. Para qualquer outra distro, use o tarball com o código-fonte do software. Basta descompactá-lo e instalar o GBirthday com o comando “make install”. Lembre-se de que você precisa da senha do usuário root para instalar aplicações no seu sistema.

Nossa Opinião sobre o GBirthday

O GBirthday é um aplicativo que ajuda você a se lembrar do aniversário dos seus contatos. Ele pode ser usado junto com o Evolution, Sunbird, Lightning, Iceown, MySQL ou até mesmo com um simples arquivo CSV.

Na página oficial do software você encontra pacotes RPM para distros como a Red Hat, Fedora ou SuSE, e um tarball (TAR) comprimido com o gzip ou XZ para as demais distribuições. Os usuários do Ubuntu Linux encontram a versão 0.4.6 do Gbirthday no repositório lucid.

O software já foi traduzido para diversas línguas, incluindo o português de Portugal, mas a última versão desta tradução parece desatualizada, apresentando ainda algumas mensagens em inglês.

De qualquer forma, o GBirthday é um aplicativo pequeno e prático, que aproveita dados já cadastrados em outros softwares, evitando que o usuário tenha que duplicar dados pré-existentes. Embora o software tenha sido desenvolvido para o GNOME, nada impede que o usuário use-o também no KDE.

Prós & Contras

Prós

  • Aplicação pequena e prática
  • Integração com banco de dados e outros softwares

Contras

  • Não possui pacotes DEB oficiais
  • Tradução em português está desatualizada

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o GBirthday

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação