Logo Gcipher Ícone

Gcipher

Versão 1.0-3.2 Grátis
40 KB
Funciona em: Linux
X11
Adicionado em : 23/11/2009 Gcipher
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Durval Ramos Junior
Criptografe seus documentos e crie códigos para proteger suas informações

Uma questão que muito preocupa usuários é a segurança do computador. Independentemente de ser Windows, Linux ou Mac, manter a privacidade de seus documentos é algo de vital importância. E isso não se aplica apenas a arquivos, mas a todo o tipo de informação, como senhas, mensagens ou qualquer outra coisa de conteúdo privado.

A criptografia, que já é utilizada há muito tempo, é um dos melhores métodos de assegurar a proteção de conteúdo. Nas guerras, mensagens eram enviadas com códigos que apenas o destinatário e o remetente conseguiam decifrar. Na era digital, isso não é diferente.

Como vivemos em constante guerra com possíveis invasões no computador, a prática perdurou e hoje existem diversos tipos de linguagens para evitar que alguma informação importante sua caia em mãos erradas. Para evitar que isso aconteça, programas como o Gcipher fazem todo o trabalho de criar códigos que só você é capaz de decifrar.

Código para proteção

Com um visual simples e direto, o programa transforma o texto em verdadeiros quebra-cabeças. A sua utilização é bastante simples. Basta inserir a palavra ou frase a ser criptografada no campo “Decrypted” (algo como “descriptografado”, em uma tradução livre) e clicar no botão “Encrypt” (criptografar) para que a mensagem cifrada apareça no campo inferior.

Botões de utilização

O Gcipher também permite que o processo inverso seja realizado com a mesma simplicidade. Sequer é necessário alterar o texto de campo, já que na sua própria interface o programa possui um botão que “desembaralha” esse tipo de mensagem.

Com essa facilidade de resolução de “enigmas”, você pode questionar sobre a eficiência do programa, já que qualquer um pode decifrar a criptografia se também possuí-lo. O aplicativo possui quatro tipos diferentes de códigos, que podem ser combinados para ampliar a sua segurança.

Interface do programa

Com “Gie’s code” e “Cesar’s code” (Código de Gie e César, respectivamente), o processo simplesmente altera caracteres por outro correspondente em cada um dos “idiomas”. Já com “Rot” e “Vigenere’s code” você gera chaves que permitem a criação de um código único e que apenas você é capaz de decifrar. Basta selecionar a opção “Key” (chave) e definir o padrão de codificação.

Praticidade sem mistérios

Um dos grandes pontos positivos do Gcipher é a praticidade, seja para criar quanto para resolver a criptografia. Mas, além disso, o programa também possui algumas opções que agilizam sua utilização.
A opção de copiar os textos, por exemplo, além de permitir que você obtenha a mensagem de algum campo em específico, possibilita copiar a mensagem original e a criptografada com apenas um clique.

Nossa Opinião sobre o Gcipher

A imagem de criptografia já é associada com algo misterioso ou de difícil compreensão, mas não é o que acontece com o Gcipher. Com poucos botões, ele é fácil de utilizar e até mesmo quem não domina o idioma inglês consegue entender o passo a passo.

Essa simplicidade no manuseio do programa pode até ser um problema para quem decide utilizar apenas um dos códigos (principalmente o Gie’s Code e Cesar’s Code), já que qualquer pessoa que possua o programa pode decifrar facilmente. Apesar disso, mesmo sendo algo mais complicado, combiná-los supera essa deficiência.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar

Contras

  • Códigos fáceis de decifrar

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Gcipher

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação