Logo GDB Ícone

GDB

Versão 7.8.1 Grátis
30.66 MB
Funciona em: Linux
Console
Atualizado em : 31/10/2014 The GDB Developers
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Gabriel Gugik
Ferramenta que tem a função de auxiliar o usuário na descoberta de erros na execução de programas

The GNU Project Debugger, popularmente conhecido pela sua sigla GDB, é um aplicativo que possui a função de ajudar o usuário a identificar problemas no código fonte de um programa durante a sua execução. A ferramenta funciona por linha de comando através de algum terminal do sistema, como o Xterm ou o Konsole.

Haja paciência na tarefa de programar!

Todos que trabalham ou já trabalharam com programação já devem ter ouvido falar sobre uma  famosa frase, difundida no mundo da computação: “Na tarefa de programar, dez por cento do tempo é gasto para escrever o código em si e os outros noventa para corrigir os bugs do programa.”

Apesar do teor sarcástico, a frase acima é verdadeira, sendo um dos principais fatores que causam estresse no programador: encontrar erros difíceis de serem descobertos. Para este propósito, foi criada a ferramenta GDB, que possui a função de identificar e apontar erros no código fonte do programa que não está funcionando corretamente.

Funcionalidades de GDB

The GNU Project Debugger é uma ferramenta bastante completa no quesito de identificar erros  em linhas de códigos durante a execução de um programa qualquer. O seu funcionamento está baseado no monitoramento de toda a execução do processo atual, analisando cada comando executado.

Basicamente, GDB possibilita que todas a variáveis e as instruturas de dados tenham seus valores analisados passo a passo, em cada momento de execução do programa. É possível determinar várias ações distintas durante o monitoramento, como descobrir qual a linha que deu  falha de segmentação no processo executado, assim como voltar algumas instruções e acompanhar o erro regressivamente.

Este depurador suporta várias linguagens de programação distintas, entre elas estão: Ada, Bash, C, C++, Chill, Fortran, Java, Modula, Pascal, Perl e Python. Para cada uma delas, existe um método distinto de associar um programa executável com o GDB, por exemplo, em C isso pode ser feito da seguinte maneira:

$ gcc -o -g

Onde “-g” é a opção referente ao depurador GDB.

Chamando por comandos

A princípio, a utilização dos comandos do GDB pode parecer um pouco dificíl para o usuário, visto a grande quantidade de opções existentes no programa, entretanto, nada que não seja possível se acostumar com o tempo. Para chamar a ferramenta, abra um terminal como o Xterm ou o Kde, e digite o seguinte comando:

$ gdb

A partir daí, o terminal irá se tornar um prompt interativo. Para ver todas as opções possível do programa, digite “help” no console.

Procedimentos de instalação:

Para as distribuições Ubuntu e Debian, é possível instalar o programa de uma maneira bem simples: basta fazer o download do arquivo binário correspondente ( extensão .DEB) e instalá-lo com um duplo-clique.

No caso das demais distribuições, é necessário baixar e compilar o código fonte, ou então converter o pacote (.DEB)  com o Alien.

Nossa Opinião sobre o GDB

GDB (The GNU Project Debugger) é um programa muito útil na resolução de problemas referentes a comandos incorretos em códigos fontes, possuindo diversos recursos que são de grande auxílio para o programador. Em muitos casos, um erro que poderia demorar horas para ser corrigido na base da “força bruta”, pode levar apenas alguns minutos através do GDB.

Portanto, o GDB deveria ser uma ferramenta obrigatória para qualquer programador. Se você trabalha com programação, o download e instalação deste programa é fortemente recomendado.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o GDB

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação